O jardim vertical foi a opção da arquiteta Nana Okasaki nesta varanda com um futon, concedendo ainda mais tranquilidade ao ambiente
O jardim vertical foi a opção da arquiteta Nana Okasaki nesta varanda com um futon, concedendo ainda mais tranquilidade ao ambiente | Foto: Fotos: Tatiana Galindo/Divulgação



É tendência: o desejo de estar perto da natureza e trazê-la para dentro de casa foi apontada pela Worth Global Style Network (WGSN) – maior referência mundial em pesquisas de tendências – como um dos fatores que vão orientar nosso jeito de morar do futuro. Mas há tempos, arquitetos e decoradores perceberam o grande potencial que as plantas têm de deixar os ambientes mais bonitos, aconchegantes e harmoniosos. No entanto, diferente de outros itens da decoração, as plantas exigem alguns cuidados, não só para sobreviverem dentro de casa, mas também para não prejudicarem o bem-estar dos moradores.

Segundo a arquiteta Nana Okasaki, as plantas ajudam a compor o estilo e a identidade de um ambiente, além de promover a sensação de tranquilidade. "Cada planta tem um estilo que combina com os estilos de ambientes. Em um ambiente rústico, por exemplo, os cactos e as suculentas compõem muito bem. Para ambientes mais refinados, as orquídeas ajudam a dar o tom", explica.

A dica da paisagista e agrônoma Maíra Roessing é observar a plasticidade da planta na hora de escolher as que mais combinam com a decoração. "Espécies com estrutura mais ereta transmitem sensação de força e combinam bem com ambientes mais rústicos. Já as plantas de folhas mais maleáveis e pendentes são ideais para ambientes elegantes e sofisticados", ensina. Em ambientes contemporâneos, segundo ela, é possível misturar os tipos de plantas.

Segundo Maíra, uma tendência que tem surgido com força total é o resgate das plantas que eram cultivadas pelas donas de casa 30 anos atrás. "A samambaia pendurada no teto, a philodendron, espada-de-são-jorge, peperômias: são plantas que remetem às nossas profundas raízes com a natureza e estão virando uma febre", afirma.

DISPOSIÇÃO
Ráfis, lírio-da-paz, zamioculca, minicacto, antúrio, jiboia, maranta, comigo-ninguém-pode, philodendron. Existe uma infinidade de plantas que podem ser utilizadas na decoração de interiores e a forma de dispô-las nos ambientes também é muito variada: no chão, sobre os móveis, penduradas no teto, em jardins verticais. "Vasos pequenos se acomodam muito fácil sobre os móveis. Já as plantas maiores exigem uma base maior, que, pelo peso, vai melhor no chão. Eu, particularmente, gosto muito de plantas pendentes, como a jiboia, que vai muito bem dentro de casa", conta Nana.

Outra forma de trazer o verde para ambientes internos são os terrários, minijardins que estão em alta na decoração de interiores. "Eles podem ser abertos ou fechados e são muito decorativos. Os fechados são ideais para quem gosta de planta, mas tem dificuldade para cuidar. Duram anos sem precisar nem de rega porque são miniecossistemas que sobrevivem naturalmente: a planta evapora e logo depois recebe de volta a umidade, de forma natural", explica a arquiteta, que também faz terrários.