Mar espetacular, areias claras, sol, muitos frutos do mar. Se a Jamaica por si só já não fosse bonita, ainda tem uma cultura admirável. E foi justamente esse último fator que levou a advogada Maíra Tito a viajar para o país em 2013.

Imagem ilustrativa da imagem Para os amantes das viagens, qualquer feriado é motivo para fazer as malas
| Foto: Arquivo Pessoal


"Escolhemos a Jamaica por conta da música, gostamos muito dos ritmos jamaicanos, que são vários. No final foi muito além do que esperávamos. A música é muito impressionante e eles tocam em todo lugar".

Ela passou 13 dias no país, divididos entre a capital, Kingston, mais urbana e duas cidades litorâneas, Negril e Montego Bay. "Kingston lembra São Paulo, bastante cultural, com várias lojas de discos. Em Negril, eu conheci o bar mais legal da minha vida, o Rick’s Café, que fica em cima das falésias", afirma.

De acordo com Maíra, o povo jamaicano é muito feliz, mesmo com as dificuldades sociais. "Não conhecíamos a realidade de lá. São muito pobres, vemos isso porque pedem dinheiro ou cerveja aos turistas, oferecem pequenos serviços em troca de pagamento. Mesmo assim são muito felizes, muito musicais e também muito bonitos."

A advogada conta que viajar é o que dá sentido à sua vida e o que lhe traz muita satisfação, não apenas na viagem em si mas também com todos os seus preparativos. "Depois de escolhido o destino, compro um guia do local, para já ir curtindo o passeio. O prazer não é só viajar, mas também planejar. Tem o prazer de antes, durante e depois da viagem, com as lembranças que trazemos de lá." Seu próximo projeto já está definido, viajar a bordo do Trem Transiberiano, que vai de Moscou a Pequim, em 16 dias.