A área privativa é o espaço dentro da unidade, de uso exclusivo do morador, sendo calculado tudo o que está da porta do apartamento para dentro
A área privativa é o espaço dentro da unidade, de uso exclusivo do morador, sendo calculado tudo o que está da porta do apartamento para dentro | Foto: Shutterstock



Na hora de comprar um imóvel todo mundo se preocupa com preço, localização, quantidade de quartos. Levados pela emoção, muitos se esquecem de observar alguns detalhes e nomenclaturas comuns aos projetos que fazem diferença na hora de entender quanto espaço o imóvel realmente possui. Principalmente, quando se compra um imóvel na planta.
Nos estandes de venda as construtoras já se utilizam de tecnologias como as telas interativas, cabines de voo, óculos de realidade virtual e drones na demonstração dos novos empreendimentos, permitindo percorrer os espaços. Mas, quando se fala em medidas é que as dúvidas ficam mais evidentes. Exemplificando, o que significam a área total, área privativa, área útil e área comum do imóvel? Segundo o gerente regional da Thá, Ricardo Kitamura, é comum os clientes fazerem confusão com essas nomenclaturas. "A área total é a soma da área privativa com a fração proporcional de cada espaço comum do edifício. Estão inclusos na área total itens como hall, corredor, salão de festas, piscina e espaço gourmet, entre outros", explica.
Já a área privativa, continua ele, é o espaço dentro da unidade. "Nessa metragem entra tudo o que está da porta do apartamento para dentro. Já a área útil é o que sobra da área privativa ao descontar o espaço ocupado pelas paredes". Muita gente não sabe, mas segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as paredes também contam como área privativa do imóvel. Também conhecida como área de vassoura, útil ou exclusiva, essa área faz parte de cada centímetro que for de uso exclusivo do proprietário.
Conhecer o tamanho das áreas não é essencial apenas para que o comprador analise se aquele imóvel é adequado às suas necessidades, mas também para entender a taxa de condomínio que será paga. "A fração ideal, que é a cota de cada apartamento na área total, é balizadora da taxa de condomínio. O valor pago por cada unidade inclui a fração ideal e o consumo do condomínio", detalha o gerente regional da Thá.
Kitamura sugere que, se o comprador quer ter segurança com relação às áreas do imóvel que está comprando, observe o quadro resumo do empreendimento. "Esse documento é registrado em cartório e inclui o quadro NB, que descreve a área privativa, a área de garagem, área comum, fração ideal", afirma.

MEMORIAL DESCRITIVO
Outro documento que o comprador deve consultar em um empreendimento é o memorial descritivo, que descreve detalhadamente todas as fases e materiais utilizados no projeto.