Mais opções de cursos on-line prometem facilitar a vida de muitas pessoas que procuram capacitação
Mais opções de cursos on-line prometem facilitar a vida de muitas pessoas que procuram capacitação | Foto: Shutterstock



As instituições de ensino superior públicas e privadas de Londrina vão oferecer muitos cursos novos de pós-graduação para 2017. Há novidades em várias áreas de atuação, tanto nas especializações lato sensu como stricto sensu. Apenas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) os processos seletivos já foram encerrados. Nas demais instituições consultadas pela reportagem, as inscrições permanecem abertas.

Na UEL, as novidades são a especialização em Práticas Clínicas em Psicologia; os mestrados em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial, Ciências Farmacêuticas, e Psicologia; e os doutorados em Educação, Engenharia Elétrica associado à UTFPR campus Cornélio Procópio, e em Engenharia Civil. Parte destes cursos foi aprovada no ano passado e o restante terá suas primeiras turmas abertas em 2017.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina, lançou este ano os cursos lato sensu de Gestão da Produção e Logística e o MBA em Gestão de Negócios com Ênfase no Gerenciamento de Projetos. O assessor de pesquisa lato sensu da universidade, José Luis Dalto, diz que as inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro. Os editais, disciplinas, calendários e preços estão disponíveis no site da instituição (http://www.utfpr.edu.br/londrina/cursos/especializacoes/). Além de cinco especializações lato sensu, a UTFPR oferece quatro mestrados em Londrina.

A UniFil abriu mais de 10 novos cursos em diferentes áreas e oferecerá, a partir deste ano, um novo modelo de ensino que permite que o aluno conquiste até quatro certificados de especialização em menos tempo e a preços acessíveis. O pró-reitor de pós-graduação da UniFil, Francisco Carlos D’Emílio Borges, explica que, nas duas primeiras etapas do curso, o estudante fará três disciplinas padrão (90 horas) – metodologia de pesquisa e ética, por exemplo - e seis do núcleo comum (180 horas). Em seguida, poderá optar por mais três disciplinas do núcleo temático (90 horas/aula por núcleo) com a opção de realizar até quatro módulos temáticos, dependendo do curso.


A especialização em Direito e Processo do Trabalho, por exemplo, permite a ênfase em Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Processo do Trabalho e Benefícios Previdenciários. Borges explica que essa nova modalidade se aplica em 25 do total de 40 cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição. Entre os cursos lançados em 2017, o destaque fica para a especialização em Manejo e Conservação de Animais Silvestres e Exóticos, Gestão em Agronegócio, Estética Corporal e Facial, Práticas Gastronômicas, Psicoterapia Psicanalítica, Educação para as Tecnologias Digitais e os três da área do Direito – que permitem até quatro certificações. As inscrições vão até 18 de março. A lista de cursos pode ser consultada pelo endereço http://web.unifil.br/posgraduacao/portal/2017.html.

CURSOS EAD E SEMIPRESENCIAIS
Na Unicesumar, polo Londrina, é possível se matricular em especializações 100% on-line. A coordenadora da instituição, Marta Martins Moraes, explica que esta é uma novidade para 2017. O centro universitário, segundo ela, já oferecia cursos no formato de Educação a Distância (EAD), mas o aluno mantinha um vínculo com a instituição ao longo do curso por meio das provas presenciais e eventuais aulas no polo. Pelo universo on-line, ele só terá contato com a instituição durante o Trabalho de Conclusão de Curso, explica. Os cursos têm, em média, um ano de duração e podem ser consultados pelo endereço www.universoead.com.br.

A Universidade Norte do Paraná (Unopar) transformou um curso já oferecido pela instituição em semipresencial, o MBA em Marketing e Vendas, no polo Boulevard. Os encontros são quinzenais, apenas nas manhãs de sábado. A carga horária é de 440 horas.
Na Pitágoras, o MBA em Liderança e Coaching e Criação e Produção Audiovisual, em parceria com a Kinoarte, estão entre os mais procurados. Na Unopar, o destaque fica para o MBA em Finanças e as especializações em enfermagem e odontologia. "Os cursos na área de odontologia são 100% práticos e feitos dentro da clínica da Unopar", aponta. As aulas começam entre fevereiro e março. Ex-alunos da Kroton e empresas conveniadas têm descontos especiais.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
O Instituto Superior de Administração e Economia (Isae/FGV) traz para Londrina em 2017 os MBAs em Logística e Supply Chain Management, Gestão Estratégia de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores, Gestão de Saúde com Ênfase de Clínicas e Hospitais, Gestão Estratégica de Mercado, e Gestão de Negócios de Incorporação e Construção Imobiliária.

O coordenador comercial da Isae/FGV em Londrina, Carlos Alberto Petersen Gomes, destaca que a instituição também oferece cursos de média duração, com destaque para os temas Neurolinguística e Neurobusiness, e também cursos on-line. Um diferencial da Isae, segundo Gomes, é a orientação profissional oferecida aos futuros alunos, para que eles se sintam seguros e confiantes na escolha do curso.

A instituição também oferece, paralelamente aos programas de pós-graduação, atividades complementares, oficinas e workshops que proporcionam uma experiência de aprendizado customizada em competências específicas que o aluno queira desenvolver. Um exemplo são os cursos de oratória e comunicação com diferentes públicos. Mais informações podem ser consultadas no site http://www.isaebrasil.com.br/.


Imagem ilustrativa da imagem Muitas e boas opções de cursos para o ano de 2017