A comemoração pode ser dos 89 anos de Londrina, neste 10 de dezembro, mas os olhos e os desejos já estão sonhando com 2024, em que a cidade de Londrina vai completar 90 anos de muita história para contar. Lar de muitos apaixonados pela terra que chamam de casa, ainda há muito o que buscar daqui para frente na visão de quem vive em Londrina.

Confira a seguir os desejos dos londrinenses para a aniversariante

Bruna Aparecida Sassani e o filho Valentino
Bruna Aparecida Sassani e o filho Valentino | Foto: Jessica Sabbadini

“É a cidade que eu amo e que eu escolhi para criar os meus filhos” (...) Eu acho que a prefeitura conseguiria, sim, arcar com um ar condicionado para os alunos (na rede pública de ensino). Tinha que ser visto como uma prioridade porque é onde eles passam uma boa parte do tempo”. Bruna Aparecida Sassani, 35, supervisora de merchandising, com o filho Valentino.

Marta Favaro
Marta Favaro | Foto: Divulgação

“Que esteja com o olhar voltado para os princípios públicos de saúde, educação, bem-estar e trabalho - pilares para manutenção de uma sociedade com condições de vida digna (...) E que possamos (UEL) também potenciar nossas ações de serviço, formação e discussão para ser cada vez mais presente na organização do município e contribuir com a comunidade”. Marta Favaro, reitora da UEL (Universidade Estadual de Londrina)

José Carlos de Oliveira
José Carlos de Oliveira | Foto: Jessica Sabbadini

"Mais emprego e oportunidade para quem está nas ruas mudar de vida. O município tem que começar a investir mais na indústria, permitindo que ela cresça e, com isso, empregue mais (...) Quem tem um emprego tem que dar graças a Deus, quem não tem precisa batalhar porque está difícil”. José Carlos de Oliveira, operador de equipamentos.

Emanoel Gomes
Emanoel Gomes | Foto: Gustavo Carneiro/Arquivo FOLHA

“O meu desejo é que Londrina possa se tornar ainda mais politizada do que já é e que o amor ao próximo possa aumentar e se espalhar entre as pessoas. Quando a gente ama o próximo, a gente se sensibiliza com a dor das pessoas, a gente começa a entender que as políticas públicas precisam ser fortalecidas para que aqueles possam ser atendidos e assessorados. (...) A saúde é pública, a escola é pública e que o ônibus também seja público e gratuito para o cidadão, a gente tem trabalhado nisso e 2024 será um ano de grandes desafios". Emanoel Gomes, presidente da Câmara Municipal de Londrina.

Reverendo Emerson Macedo Patriota
Reverendo Emerson Macedo Patriota | Foto: Divulgação

"A história da Igreja Presbiteriana Central se assemelha à trajetória de Londrina. Não somente pelos anos de existência, mas também porque assim como pioneiros que construíram a cidade com mãos calejadas nos campos de café, a Igreja Central nasceu nesse mesmo tempo – em julho de 1936 - gerada sob joelhos em oração e braços estendidos para servirem a população. Continuaremos olhando para o futuro como oportunidade de prosseguir na missão de espalhar o bem e os valores cristãos, amparando e fortalecendo a comunidade londrinense nessa caminhada rumo aos 90 anos. Nossas ações são voltadas para uma Londrina de paz, prosperidade e atenção a quem mais precisa, para termos uma cidade cada vez melhor para se viver." Reverendo Emerson Macedo Patriota, pastor titular da Igreja Presbiteriana Central de Londrina.

Eleni Quitiliano
Eleni Quitiliano | Foto: Jessica Sabbadini

“[Eu quero] Mais segurança, educação para os nossos jovens e saúde, que está um caos tremendo. [É muito perigoso passar] no Calçadão depois das 18h, que é quando as lojas fecham e já não tem tanto movimento assim, ainda mais para a gente que é mulher. Na educação, são mais professores. Na saúde, são mais médicos, principalmente especialistas nos postos de saúde, porque [marcar uma consulta com especialistas] leva anos”. Eleni Quitiliano, auxiliar financeira.

Erica Enomoto
Erica Enomoto | Foto: Jessica Sabbadini

“Aqui no centro eu vejo bastante loja fechada, eu sei que muitos comerciantes vão para os shoppings, mas eles têm que fazer alguma coisa para chamar atenção aqui para o Calçadão para que as pessoas gostem de vir passear aqui. Eu acho [o centro abandonado]. A gente que vem aqui no Calçadão no final de semana percebe que cada vez mais está diminuindo o movimento, então eu queria que eles fizessem alguma coisa para revitalizar para que as pessoas gostassem de vir”. Érica Enomoto, artesã.

Rosângela de Proença
Rosângela de Proença | Foto: Jessica Sabbadini

“Eu quero saúde para mim e para minha família em primeiro lugar. Eu também acho que precisa de mais segurança na cidade toda, principalmente agora na época de Natal. Paz, amor, tranquilidade e união da família, que falta muito hoje em dia. A gente que fica aqui no Calçadão é raro ver algum jovem cuidando de uma pessoa mais idosa. Então é ter mais amor com o próximo e com a família”. Rosângela Palomares de Proença, feirante aposentada.

Dom Geremias Steinmetz
Dom Geremias Steinmetz | Foto: Isaac Fontana

“Eu espero, a nível de Igreja, uma boa continuidade de todo o processo de sinodalidade que nós estamos vivendo na igreja universal, guiada pelo próprio papa Francisco. Aqui na nossa Arquidiocese, pudemos dar bons passos na compreensão mais profunda dos anseios da sociedade no quesito da evangelização, no quesito da recepção do Evangelho pelo nosso povo. Esse é o meu desejo de fato e o motivo pelo qual eu continuo trabalhando. Que Deus abençoe a todos”. Dom Geremias Steinmetz, Arcebispo da Arquidiocese de Londrina

Marcelo Belinati
Marcelo Belinati | Foto: Roberto Custodio

"Em 2023, avançamos ainda mais e nos consolidando como um polo de atração de indústrias e grandes empreendimentos empresariais.

A Cidade Industrial está quase pronta. Mais de uma centena de empresas já procuraram a Codel para reservar espaços. Lá será construída em abril a nova planta industrial do Grupo J. Macedo, proprietária da marca Dona Benta e diversas outras. Um investimento de mais de 640 milhões. A gigante Atlas Schindler trouxe seu setor administrativo para cá e está construindo um centro de testes para novos elevadores que é o maior da América Latina; recebemos ainda a Sadia Perdigão BRF; o Centro de Distribuição do Magazine Luiza e o Centro Varejista do Grupo Muffato; além da francesa Obramax. Isso só para citar alguns.

Temos a TATA Consultance, gigante indiana da tecnologia que emprega 2 mil pessoas na cidade, está construindo uma nova sede e quer chegar a 10 mil funcionários. São mais de duas mil empresas de Tecnologia da Informação atuando na cidade. Temos até o Hub de Inteligência Artificial do Senai, o único do Brasil.

Nosso foco é cuidar das pessoas.

Este ano contratamos mais de 600 professores, reformamos escolas, distribuímos tablets para professores e alunos; melhoramos a merenda e várias outras ações que têm elevado a qualidade do ensino. O terminal Ouro Verde, que foi totalmente reconstruído, saindo de 800 metros quadrados para 3.800 metros quadrados, ficou moderno, confortável e será muito mais eficiente. Também estamos prestes a entregar o novo terminal do Acapulco. Temos 150 obras em andamento.

Somos a cidade mais transparente do Brasil por seis anos consecutivos, segundo a Controladoria Geral da União (CGU). Londrina tem as contas públicas equilibradas. E em 2024, para comemorar os 90 anos, vamos construir 3 Unidades de Pronto Atendimento – norte, sul, leste; reconstruir cinco escolas municipais, e transformar o Parque Arthur Thomas em um centro turístico." Marcelo Belinati, prefeito de Londrina.