Agilidade na tomada de decisão, controle afiado - e planilhado - dos números de produção e comercialização, além de uma visão macro do agronegócio. Características do produtor rural Sinézio de Souza Júnior, de 34 anos, que junto ao seu pai, Sinézio de Souza, e primos trabalha em áreas próprias e arrendadas que totalizam 200 hectares no distrito de Paiquerê, Zona Sul de Londrina.
Graças a uma metodologia de trabalho em que cada integrante da família atua na área que possui maior afinidade, a produção tem atingido bons patamares, aliada a um controle de custos intenso e resultados financeiros garantidos. Engenheiro agrônomo formado em 2007, Souza Júnior já levava tudo que acontece na propriedade na ponta do lápis e, com a bagagem adquirida na faculdade, hoje tem todos os números do sítio em planilhas, os quais acessa via computador ou celular.
"Trabalho com números dos custos operacionais, custos fixos, depreciação, entre outros. Fazemos até mais cálculos que o necessário para saber em que podemos investir, o melhor momento para fazer uma compra, se compensa vender o grão depositado na cooperativa e antecipar o pagamento. Enfim, em cima disso tudo, e com o momento vivido pelo agronegócio, chegamos na tomada de decisão mais eficiente", explica o produtor, que é cooperado da Integrada Cooperativa Agroindustrial.
Ele relembra que na época em que seu pai estava à frente dos negócios, os cálculos já eram realizados, mas de forma mais superficial, nos grandes números, sem se atentar aos detalhes. Ele dá o exemplo de um parafuso de R$ 0,30 que precisa ser substituído de uma máquina, mas que nas contas se esquece do combustível para chegar até a propriedade e fazer a troca. "Nas últimas cinco safras que tenho acompanhado os números mais de perto, conseguimos ter uma economia de 4% a 5%, o que gira em torno de R$ 15 mil por safra. Meu pai percebeu a economia gerada, sem contar que hoje temos um tempo melhor de lazer com a família, já que ao invés de ficar ali quebrando a cabeça na propriedade, a tomada de decisão é feita rapidamente em cima dos números planilhados."
Além dos resultados econômicos, a produtividade no campo também ganha fôlego. Na última safra, a família colheu cerca de 65 sacas de soja verão por hectare, 22% acima da média estadual. "Foi a nossa melhor média da última década. Estamos bem satisfeitos", complementa.

Imagem ilustrativa da imagem Números planilhados e agilidade na tomada de decisão
| Foto: Marcos Zanutto/05-01-2012
Na última safra, a família Souza colheu cerca de 65 sacas de soja verão por hectare, 22% acima da média estadual