Jahangir Behrouzi: "Um tapete persa em uso, se bem cuidado, dura 100 anos facilmente"
Jahangir Behrouzi: "Um tapete persa em uso, se bem cuidado, dura 100 anos facilmente"



O tapete pode ganhar outra função na decoração de um ambiente,deixando o chão para tomar lugar nas paredes da casa. Dessa forma, ele é utilizado como uma obra de arte, então, precisa ser, de fato, uma peça especial. "Só vale se for, por exemplo, uma peça de 300 anos, herança de família. Ou então se for tapeçaria própria para parede, como trabalhos em arraiolo ou os tapetes Aubusson, que são peças francesas que no período medieval protegiam as paredes", ressalta o arquiteto e professor do curso de Design de Interiores da Unopar, Wagner Donadio. "Qualquer outro tapete que se coloque na parede vai ficar brega", alerta.

No caso de se ter uma peça adequada para ser promovida a quadro, a arquiteta Eveline Maciel explica que os critérios são os mesmos de um quadro. "Ele deve ser proporcional à parede e aos móveis encostados nessa parede. Se ele for emoldurado, pode ser colocado um vidro que vai protegê-lo. Caso contrário, será necessária a limpeza regular da peça", afirma.

OBRAS DE ARTE
Bonitos, duráveis e caros. Adjetivos não faltam para descrever um tapete oriental, mas esses três resumem bem. A arte milenar de produzir tapetes de forma totalmente artesanal é preservada em vários países como Turquia, Afeganistão, Paquistão, Índia, Nepal, China e algumas ex-repúblicas soviéticas. Mas são os tapetes produzidos no Irã, antiga Pérsia, os mais valiosos e desejados.
"É a arte feita à mão, ponto a ponto, que confere nobreza e elegância aos tapetes persas. São necessários de 10 a 12 profissionais para que um único tapete seja produzido, desde o criador das ovelhas, que tira a lã, até o responsável pelo acabamento", conta Faezeh Behrouzi, uma iraniana que há 28 anos trabalha com tapetes persas em Londrina, na Galeria Behrouzi.
Segundo Jahangir Behrouzi, marido de Faezeh e um dos proprietários da galeria, dependendo do tamanho, um tapete persa pode levar anos para ser produzido. "São 1,5 mil nós por metro quadrado", afirma. Mas ainda mais longa será sua vida útil. "Um tapete persa em uso, se bem cuidado, dura 100 anos facilmente. Isso porque a lã natural desgasta devagar", garante. Tapetes persas também podem ser feitos de algodão ou seda.

A iraniana Faezeh Behrouzi trabalha há 28 anos com tapetes persas em Londrina
A iraniana Faezeh Behrouzi trabalha há 28 anos com tapetes persas em Londrina | Foto: Fotos: Anderson Coelho



MANUTENÇÃO
Além de importar esse tipo de tapete, os Behrouzi se especializaram na limpeza e reforma de tapetes persas, um processo ainda mais trabalhoso que a produção original. "Para recuperar um pedaço de 10 centímetros quadrados, são necessários pelo menos 20 dias de trabalho", conta Jahangir.

Segundo ele, a umidade e as traças são as maiores inimigas dessas obras de arte. Por isso, é preciso movimentar a peça com alguma frequência. "Precisa tomar ar, passar aspirador a favor dos fios todos os dias, evitar umidade e, a cada dois anos, fazer uma lavagem especializada", orienta o empresário.