A famosa frase de que ‘todo mundo pode usar o que quer’ faz com que muitas pessoas, em especial as mulheres, incorram a erros desastrosos na hora de escolher o traje adequado para trabalhar ou comparecer a um compromisso social. Por exemplo: a roupa que é uma graça para ir à faculdade, shopping e sair à noite, pode ser uma desgraça se usada no trabalho. Roupa social é uma coisa; de balada, outra. E assim por diante.
  A arte de se vestir adequadamente para cada ocasião profissional ou social é tema de inúmeros livros, palestras e alerta de recrutadores e especialistas em carreira. A consultora Gloria Kalil, por exemplo, vive recomendando em suas palestras mais atenção ao dress code (código de vestimenta) de cada ambiente.
  É claro que a boa aparência não compensa a falta de conhecimentos e competências no mercado de trabalho, mas vestir-se, portar-se e apresentar-se de acordo com o que pede a ocasião ou a área de atuação no trabalho conta pontos para a pessoa, uma vez que a roupa adequada causa melhor impressão e credibilidade.

Imagem ilustrativa da imagem Com que roupa eu vou?
Para a balada
‘‘Nós mulheres ousamos quando queremos ficar lindas. Escolhi para este look roupas que saem do comum visto por aí. Para a balada, pode-se abusar dos acessórios, como os maxi-colares, brincos, saltos altíssimos e tudo mais. Produções mais elaboradas dão sempre uma combinação mais descolada e, para aquelas que prezam pelo conforto, um vestido bacana cai superbem. Nos pés, acredito que pode tudo: sapatilha, salto altíssimo, bota. Depende do humor do dia. Quanto às cores, para fugir do preto, invista nas estampas e cores vivas’’. Não use - ‘‘É preciso tomar cuidado com o comprimento das roupas, bem como os decotes. Às vezes podemos ficar desconfortáveis por uma saia ou vestido serem curtos demais e acabarem deixando à mostra o que não deveria’’.
Imagem ilustrativa da imagem Com que roupa eu vou?
Para o dia a dia
‘‘Looks para esta ocasião devem prezar pelo conforto. Uma produção coringa de todos os dias que eu indicaria é uma camisa de seda colorida, uma saia jeans ou um shorts ‘destroyed’ (estonados, lixados, assimétricos). Nos pés, use e abuse de rasteiras e sapatilhas e, quanto as cores, pode tudo’’.Não use - ‘‘Acho que para o dia a dia o brilho é muito ‘over’. Deixe-o brilhar à noite’’.
Imagem ilustrativa da imagem Com que roupa eu vou?
Para o trabalho
‘‘Escolhi peças que, mesmo sendo mais modernas, são apropriadas para o trabalho. Além das roupas que usei, indicaria - para quem gosta de estar sempre arrumada e linda no trabalho - saia lápis, que tem um comprimento até o joelho, que pode ser combinada também com uma blusa mais moderna. Com esse look a mulher pode ir direto do trabalho para um barzinho. Acredito que no quesito cores não existem regras. É mais comum ver mulheres com usando tons sóbrios, mas nada impede de investir em algo mais alegre. Como acessórios, aposte em brincos delicados, como os de pérola. Uma camisa social fica superbonita com um colar bacana de pérolas. Mas sem exageros! Nos pés, cabe também o bom-senso. Não se trabalha com uma sandália aberta qualquer. Invista nos sapatos clássicos, que transmitem confiança. O scarpin é uma excelente escolha. ’’ Não use - ‘‘Passe longe de saia curta e decote. São duas combinações que não funcionam em um local de trabalho. Roupas assim chamam muita atenção’’.
Imagem ilustrativa da imagem Com que roupa eu vou?
Para uma ocasião formal
‘‘Para eventos como um jantar com os amigos, com seus pais etc, é sempre legal usar algo mais arrumadinho. Complementar uma saia com um blaser, um vestido com uma jaqueta bacana de couro. Bijoux são bem-vindas em qualquer ocasião. Usadas sem exageros, fica tudo lindo! Um salto nos pés para este tipo de encontro é perfeito’’. Não use - ‘‘Abusar do decote pode ser um erro fatal, ainda mais se o encontro for com um paquera ou um jantar com os familiares, por exemplo’’.