A chegada de uma nova estação traz consigo novas tendências e inspirações. Com a entrada da primavera, as cores - desde as mais sutis até as mais ousadas - invadem o rosto das mulheres, enaltecendo diferentes tipos de beleza com maquiagens que vão das marcantes às discretas.
  Os batons vermelhos, que ganharam destaque no inverno, permanecem em ascensão nesta temporada. ‘‘É um clássico que continua como uma aposta para complementar a beleza feminina’’, aponta o maquiador e cabelereiro Walmes Rangel, ressaltando que o batom vermelho é tendência em, praticamente, todas as estações. Nas últimas semanas de moda, inclusive, novos tons e texturas foram lançados.
  A maquiadora Roberta Peixoto reforça que o batom vermelho realmente está em alta e que pode ser usado em diferentes horários e ocasiões. ‘‘A vantagem do vermelho é que nunca sai de moda. Significa elegância e sensualidade sem ser vulgar’’, pontua.
  Ela ressalta, porém, que o batom vermelho deve ser evitado por quem tem lábios finos. ‘‘Salienta ainda mais a finura dos lábios. Mas de resto está liberado’’, observa.
  No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não cometer equívocos. Antes de escolher o tom do vermelho que será usado, a mulher deve considerar o seu tipo de pele. ‘‘As mulheres de pele clara de tom médio podem usar qualquer tonalidade, desde as mais puxadas para o laranja até os tons mais ‘‘fechados’’ como as nuances de vinho’’, explica.
  No caso da pele negra, de acordo com a maquiadora, os vermelhos indicados são os mais escuros, como os tons de terra. Ela acrescenta ainda que quando a mulher não quer chamar muito a atenção, o indicado é ‘‘casar’’ o batom vermelho com tons neutros e suaves nos olhos.
  Na opinião de Walmes Rangel, para não errar na maquiagem é necessário considerar diversas variáveis, como a idade da pessoa, sua personalidade, a roupa usada, o local e o horário do evento, entre outras. ‘‘A melhor saída é achar um equilíbrio entre o bom senso e a ousadia. Se focar nos olhos, procure fazer os lábios mais suaves ou o contrário’’, orienta o maquiador, ressaltando que se a maquiagem for vibrante ou muito colorida o indicado é não ousar na roupa.
Tons suaves
  Segundo Rangel, apesar do vermelho estar em alta, a maquiagem com aspecto natural também tem espaço garantido nas estações mais quentes do ano. ‘‘A intenção é valorizar a beleza natural feminina com maquiagens quase imperceptíveis. Tons que se encaixam com a tonalidade da pele e leves aplicações de blush são as propostas para o verão’’, pontua Rangel.
  Segundo ele, um item bastante utilizado nas makes - apresentado nas passarelas internacionais - foi o iluminador. ‘‘Aplicado nas têmporas, nariz, queixo e próximo à raíz do cabelo, o brilho do iluminador é uma grande tendência’’, diz.
  Neste contexto, as sobrancelhas ganham um destaque especial. ‘‘É interessante delineá-las para que fiquem mais grossas e em evidência. As sobrancelhas tornaram-se protagonistas em diversas propostas para maquiagem presentes nas semanas de moda realizadas em Nova York, Paris, Milão e Londres’’, destaca.
  O maquiador pondera que é de suma importância higienizar a pele antes e depois da aplicação da maquiagem. ‘‘A higienização acompanhada de uma boa hidratação são cuidados indicados, pois somente assim é possível alcançar um aspecto verdadeiramente saudável e natural’’, finaliza.