Imagem ilustrativa da imagem Gamer londrinense recebe salário e vai jogar campeonatos na China e Filipinas
| Foto: Divulgação



Você gamer, já imaginou receber um salário mensal para jogar competições profissionais de videogame? Bem, é o que tem acontecido com os jogadores do chamado e-Sports (ou esporte eletrônico), modalidade que cresce ano após ano e já atrai um público imenso em feiras de tecnologia e mega campeonatos presenciais pelo País e mundo. Os jogos são os mais variados possíveis: estratégicos, lutas, FPS, entre outros.

Em Londrina, o jovem Alécio Vinícius dos Santos, conhecido como v1NNi, de apenas 18 anos, já consegue colher os frutos de toda a sua dedicação jogando CrossFire, game de tiro em primeira pessoa online desenvolvido pela Smilegate, uma produtora sul-coreana.

Profissionalizado a partir deste ano – agora recebendo um ótimo salário para jogar competições e participar da publicidade do game – o rapaz vai participar do CFS Invitational Manilla, campeonato realizado nas Filipinas, nos dias 15 e 16 de outubro, com premiação de R$ 90 mil. A equipe Remo Brave – na qual v1NNi faz parte – vai enfrentar times do país anfitrião, Vietnã e China, que possui a melhor equipe de CrossFire do mundo.

Já em dezembro, a Remo Brave (que é patrocinada pelo Clube do Remo, do futebol!) também participa do mundial na China: o CrossFire Stars . O time conquistou a vaga no último sábado, após vencer a segunda temporada do CrossFire Elite League, levando para casa um prêmio de R$ 30 mil.

Em conversa com a FOLHA Gamers, v1NNi relata que essas são suas primeiras viagens internacionais. "Estamos indo para vencer! Fazemos treinos coletivos de cinco horas diárias, além de aproximadamente mais três horas para trabalhos individuais de aperfeiçoamento de técnicas de tiro e mira, por exemplo". Além disso, a Remo Brave possui um centro de treinamentos em São Paulo.

O rapaz, que joga Crossfire desde 2010, começou despretensiosamente e por diversão, após convite de um primo. "Desde o início, mesmo quando ainda não tinha conhecimento, já dava trabalho nas partidas online. Depois me aprimorei, comecei a participar dos campeonatos, passei por diversas equipes e hoje sou capitão da Remo Brave".

Vinícius conta enquanto muitos amigos desistiram de seguir jogando CrossFire, ele nunca deixou de se aprimorar e hoje recebe um bom salário, que por motivos de contrato, não pode divulgar. "Também dou aulas para os iniciantes e realizo streaming em algumas plataformas, como o Twitch".