Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Palavra de quem entende
Paulista de São Paulo, Luciano Burti nunca teve dificuldades em se expressar. Ex-piloto de Fórmula 1, Burti, de 41 anos, esteve em Londrina na última semana. A convite do Instituto Parar, ele abordou, no Dia Mundial Sem Carro, a segurança no trânsito. "Acredito que minhas experiências de vida, tanto dentro do automobilismo como fora, servem de exemplo para muitas pessoas. Sinto-me com certa obrigação de promover a conscientização nas pessoas sobre trânsito e segurança", declarou à FOLHA. Nesta entrevista, Burti, que há 12 anos trabalha no time de comentaristas da Globo, falou sobre as atividades atuais e faz uma viagem ao passado e ao presente dos universos da F-1 e da Stock Car. Confira. A foto é de Fábio Alcover.
Como vê a conduta do brasileiro no trânsito? Em quê acredita que podemos melhorar?
O brasileiro tem um defeito que vem a ser até cultural, sempre tem aquela sensação de impunidade, o clássico "Ah, vou fazer isso rapidinho, não vai ter problema", bem diferente dos países de primeiro mundo, onde o que é errado é errado. A atitude do motorista no Brasil representa a maioria dos acidentes que acontecem no trânsito, não é só a falta de habilidade técnica, mas a falta de atitude correta. Mesmo sabendo que está errado mexer no celular, beber um pouquinho ou não usar o cinto, sempre tem aquele pensamento de "comigo não acontece, só com os outros". Precisamos de uma conscientização, o número de mortes está crescendo a cada ano, não precisa estar na estrada acima de 100 quilômetros por hora para se envolver em um acidente, isso pode acontecer até aqui na esquina.
Como vê o cenário da Stock Car, na atualidade? A crise econômica afetou muito a categoria e as equipes?
Afeta e atrapalha sem dúvidas, porém a categoria possui uma força comercial que dá um retorno bom. A maioria das empresas está passando por um momento de cortes, o que reflete em qualquer atividade, mas a Stock Car está firme e forte.
Em relação à Fórmula 1, como vê o cenário atual? Quem é o seu favorito nesta temporada?
Fórmula 1 está sempre muito forte, o que prova que o brasileiro curte e torce pelo esporte. Meus favoritos são dois, os pilotos da Mercedes, Rosberg e Hamilton. Acredito que seria melhor para a Fórmula 1 se o Rosberg ganhasse este ano, para "dividir o pão" e não ficar na mão de um só. Assim, ano que vem teríamos uma disputa bem interessante, caso a Mercedes continue na liderança.
Quais os maiores nomes do universo da velocidade, para você?
Se for para falar de toda a história do automobilismo, é impossível não citar o Ayrton Senna. Além de outras pessoas como Jackie Stewart, meu ex-patrão e amigo; o próprio Schumacher, com quem trabalhei junto, entre outros. Atualmente eu sempre destaco o Alonso e o Hamilton, pilotos de nível elevado para qualquer época da Fórmula 1.
Curiosidade: emociona-se mais na pista ou como comentarista?
Com certeza como comentarista! Um piloto precisa ser frio, se deixar levar pela emoção te atrapalha. Se emocionar dentro do carro não faz bem, a não ser na hora da chegada, a emoção é indescritível! Vem aquela sensação de vitória maravilhosa, mas que dura pouco, pois você já termina pensando na próxima corrida. Como comentarista é exatamente ao contrário, você precisa ter emoção. Veja o Galvão Bueno, a emoção que ele passa, além de ser um ótimo comentarista. Pena que não estamos tendo muito sucesso com pilotos brasileiros.
Acredita que esse cenário mude?
Sem dúvidas, isso uma hora volta, daqui a pouco estaremos vibrando com algum brasileiro nas pistas.
Tem algum ritual antes de comentar uma corrida?
É engraçado, mas não. O esporte te impulsiona para ter certa superstição, que lado do carro entrar, qual sapato calçar primeiro, mas nunca fui de ter essas coisas. Na televisão, me sinto muito à vontade por isso acho que não possuo um ritual ou algo do tipo, parece que estou em casa.



Elvis não morreu

Campeão do SP Elvis Festival da América Latina, Edson Galhardi viaja o País com seu show cover do eterno rei do rock. O maringaense é reconhecido nacionalmente e já apareceu no "Encontro", de Fátima Bernardes, na Globo.

Donna não morreu

Eterna rainha da disco music, Donna Summer, que faleceu há quatro anos, será homenageada com espetáculo na Broadway. O objetivo é trazer o melhor da trajetória da cantora, o que inclui hits globais como "Hot Stuff", "I Feel Love", "Bad Girls" e "Last Dance". Um viva à nostalgia!

Waltinho Neto, filho de Isanna e Walter Zamarian Junior, foi motivo de dupla comemoração dias atrás: após o batizado, na Capela da Reconciliação, ele celebrou o primeiro ano de vida com festa, na Chácara 46. A ala mirim pôde se divertir com muitos brinquedos e equipe de recreação. As fotos de Carmen Kley mostram mais
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Isanna, Waltinho e Walter Zamarian Jr
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Isabela, João Henrique Filho e Isamara Cruciol
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Heloisa Sandoval e Karina Karner, que assinaram os detalhes da festa
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
João Henrique Cruciol e a irmã Vera Cruciol
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Marcus Moura e Cristiane Vercesi



Quando novembro chegar...

Guerra de balões d’água movimenta o aterro do Lago, em novembro. E o mais bacana: a ação será beneficente. Noticiaremos...

Maiara e Maraisa vêm a Londrina em novembro, se apresentam durante evento no Parque Ney Braga e já causam comoção entre os fãs.

Quando dezembro chegar...

Demi Lovato é atração confirmada e substitui Selena Gomez – que está se tratando dos efeitos colaterais do lúpus – no Z Festival, em dezembro, no Brasil. A apresentação única será dia 10, no estádio do Palmeiras, o Allianz Parque.

Ensino

O Colégio Pontual inicia atividades a partir de segunda no Shopping Quintino. Com trabalho de 42 anos voltado à educação e formação de crianças e jovens de Londrina, o colégio hoje conta com duas unidades de ensino situadas no centro de Londrina. O endereço no Shopping Quintino é voltado aos ensinos Fundamental e Médio.

Dia sim, dia não

Dica de especialistas para seu sapato forrado de couro ter vida longa: ele precisa respirar. A sugestão é usar dia sim, dia não, uma vez que eles absorvem o suor dos pés.

Moda é com ela

Recentemente entrevistada no programa "Gente com Nassif", na MultiTV, Isis Faustino conferiu os detalhes da Semana de Moda de Milão. Uma dica da expert: na hora de aposentar uma peça do guarda roupa, Isis sugere, à ala feminina, abandonar os shorts jeans extremamente colados e cavados...

Beleza é com ele

Recém-chegado da Irlanda, Walmes Rangel foi alvo de coquetel, dias atrás. A tarde foi para anunciar seu regresso a Londrina, no staff sob o comando da empresária Deisy Prause.

Foco no relax

As Havaianas investem em novidades e elas não são para os pés. A linha de óculos traz quatro modelos, com cores, tamanhos e materiais variados. As peças, que vêm com proteção UVA/UVB, são feitas pelo grupo italiano Safilo, responsável pelos óculos de grandes marcas internacionais como Gucci e Dior.

Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Tatiana Góis completa três anos de atuação como nutricionista repleta de projetos. Realizada, ela concilia a rotina de consultas com os estudos. Tatiana já acumula duas pós-graduações. "Sinto muito prazer em estudar, nutrição é minha paixão e conhecimento é tudo", acentua, animada. No rol de planos da nutricionista, as apostilas seguem em evidência. "Quero continuar estudando e me atualizando para auxiliar meus pacientes a atingirem seus objetivos, esta é a minha maior satisfação", conclui. A foto é de Carmen Kley



Melhor que Botox?

Receita de creme – ou a versão original dele – seguem causando comoção entre muitas londrinenses. A promessa é atenuar as nada bem-vindas bolsas abaixo dos olhos...

Doce sabor...

Beldade da região adorou o novo apelido: Jennifer Aniston. A denominação não tem nada a ver com a aparência. É que a moça teve sensação similar à da atriz, ao ver a separação do ex...

Novidades vêm aí...

Quarteto de empresários prepara a estreia de novo point em Londrina. Dois deles, aliás, têm longo histórico de envolvimento com a noite e sabem empreender. É esperar...

Não, obrigado

Humorista passou pela cidade, no último mês, lotou sessões, mas não recebeu nem a equipe de reportagem da retransmissora de seu canal, no camarim. Não estava disposto...

E tudo termina...

Em pastel! Casamento realizado no último mês, em Londrina, teve a feira mais perto. Na saída da festa, os convidados puderam apreciar pastel frito na hora. Hummmm...

Ponteiros

Quer comprar um sapato? Opte por fazê-lo no fim do dia. A dica é infalível para não derrapar no conforto: no fim do expediente, nossos pés estão em tamanho real, inchados.

Aniversários

Enciclopédia quando o assunto em pauta envolve o universo dos concursos de beleza, Osvaldo Oliveira comemora a nova idade neste sábado.

Bruna Farah, Pedro Bissi e Silvio Romanelli Filho também assopram as velinhas neste 1º de outubro.

As próximas horas serão de felicitações a Julia Gnann, Eduardo Turquino, Eloá Testa, Evelyn Pelissari Pegoraro, Hellen Ukstin, Victor Cava e ao fotógrafo Bruno Ferraro.

Vectra e BMW Euro Import foram anfitriãs de concorrido evento de degustação de cervejas artesanais. Gente bonita e muita descontração marcaram o encontro gourmet realizado na Vectra Store, às margens do Lago Igapó. Muitos elogios aos quatro tipos de cervejas preparadas e apresentadas por Marcus e Fernando Von Borstel, pai e filho que comandam a cervejaria londrinense Von Borstel. Destaque também para a harmonização dos pratos servidos pelo Möress Buffet. Mais, nas fotos de Fábio Alcover
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Fábio Mansano e Luiz Munhoz Silva
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Andressa e João Rodrigo Milanez
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
David e Rafaela Rocha
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Regina Alves Nunes, Roberta Mansano e Luciane Farinha
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Francisco Castilho, Fernando Gagliato e Marcelo Baldi
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Fernando Von Borstel e Isabela Morales
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
André Tamarozzi e José Guilherme Ritti
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Victória de Abreu e Franciely Herrera