Futebol e amizade. Duas palavras que não conseguem caminhar separadas. Tanto que estão juntas até nas datas comemorativas. Dia 19 de julho é o Dia do Futebol. Já o do Amigo é no dia seguinte. Nos gramados da vida, a gente vai colecionando muitos amigos. O futebol é um dos melhores mundos para fazer novas amizades.

Na pelada do final de semana, nas arquibancadas, nos bares onde a galera se reúne para ver um jogo, em qualquer lugar. E não precisa muito para essa confraternização, basta a bola rolar.


O futebol dá a tônica no trabalho, na escola, na vida toda segunda e quinta. É dia de debater a rodada com os amigos. É dia também de zoar ou ser zoado. Sim, o futebol é a melhor forma de tirar um sarrinho do seu parça.

Pegue seu celular ai e veja quantos grupos de bate papo de amigos você tem que foram criados por causa do futebol. Vários, não é? Certamente você tem um meme engatilhado para enviar para algum amigo após a próxima derrota do time dele.

Provavelmente, quem te ensinou a gostar de futebol e te mostrou que ele é o responsável por criar e manter muitas amizades duradouras foi seu primeiro e maior amigo: seu pai. Quantas celebrações juntas – ou embates em caso de não torcerem para o mesmo time – já não tiveram. Ele que botava você nos ombros, de cavalinho, e carregava para o estádio ver o time jogar. Quantas vezes você não ficou ali na beira do gramado vendo seu velho batendo uma bolinha com os amigos. Quantas vezes você não o viu debater sobre futebol com a galera e não se imaginou fazendo o mesmo quando chegasse àquela idade?

O campo de futebol é o único lugar em que você vai mandar seu amigo para aquele lugar sem mimimi e sair de lá pra tomar cerveja com ele depois, como se nada tivesse acontecido, afinal, as tretas da bola morrem no campo.

Eu fiz muitos e bons amigos no futebol. Amigos sinceros e verdadeiros e a eles dedico esse clássico eternizado pelo Fundo de Quintal: