Élbis e a esposa Paula estão assustados com o terremoto
Élbis e a esposa Paula estão assustados com o terremoto | Foto: Fotos: Arquivo Pessoal



Um país assustado e em alerta. Assim está o México após o forte terremoto que atingiu a costa sul mexicana no final da noite de quinta-feira (7), segundo o jogador de futebol Élbis, do Club Atlético Zacatepec, da segunda divisão local. "A recomendação é de que fiquemos sempre em alerta e atentos aos celulares, porque deve vir outro terremoto e todos precisam se informar para manter a segurança", contou o lateral esquerdo em entrevista exclusiva ao Bola Pro Mato.

Imagem ilustrativa da imagem Ex-Cincão relata drama em terremoto no México



Revelado pelo Cincão Esporte Clube, de Londrina, o maranhense casou-se com uma londrinense e fixou residência por aqui. Antes de atuar no México, ficou por três temporadas no Atlético de Madrid. Há um ano na América do Norte, ele conta que foi o primeiro susto que passou por causa de fenômenos naturais.

O terremoto de magnitude 8,1 segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) já causou 35 mortes, sendo 25 no estado de Oaxaca, sete em Chiapas e três em Tabasco, todas ao sul, onde também está localizada Cuernavaca, conhecida como a "cidade da primavera", lugar turístico de quase 400 mil habitantes, capital de Morelos, que ostenta castelos e ruínas incas e onde Élbis e a esposa Paula Mendonça moram. Por lá, o tremor foi de menor intensidade e não trouxe nada além do susto e medo. "Estava dormindo quando a Paula me acordou assustada. Tudo tremia, móveis se mexiam, portas batiam. Mas tudo muito rápido. Foi uma sensação muito estranha", relatou.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta de possibilidade de tsunami. Ondas gigantes de até 4 metros de altura podem atingir o litoral mexicano, da Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador. Por mais que o aviso tenha sido retirado posteriormente, o medo é muito grande entre a população. "Estamos todos assustados. Para sair de casa hoje, mesmo, fiquei sempre em alerta. Passamos a noite em claro. Minha esposa ficou acordada até uma 5 da manhã. Eu dei umas cochiladas, mas a qualquer barulho já levantava. Chovia muito e a cada trovão, já achávamos que eram outro terremoto", contou.

Élbis relatou ainda a preocupação de companheiros de clube com familiares e amigos que moram nas regiões atingidas. "Tem muita gente desabrigada, colégios fechados. Uma situação muito complicada", concluiu.