Independentemente do que acontecer nas duas próximas semanas, o ano do Londrina precisa ser comemorado e louvado. Campeão da Primeira Liga e com uma grande campanha na Série B do Brasileirão. Mas acredito que para o torcedor e para quem faz parte do dia a dia do clube, viraram questões de honra superar o Paraná Clube e conquistar o acesso. Não por alguma rivalidade com os paranistas, mas sim pelo tanto de bobagem que tem se falado lá pelos lados de Curitiba, que vê um time com chances reais de ser rebaixado da Série A e outro deixando escapar um acesso que era dado como certo.

Seja de torcedores ou da própria imprensa, o festival de bobagens, desinformação e tentativas de desestabilizar e desmerecer o Tubarão que temos visto desde a noite de terça-feira tem sido absurdo. Seja nas redes sociais, no rádio, televisão ou sites, o medo de ver Londrina na Série A e não três times de Curitiba está escancarado. A maior das bobagens é dizer que o time não merece subir porque não tem torcida e em Londrina só se torce para paulista. Só para lembrar os curitibanos, 31% do povo da capital não torce para times de lá, mais de 50% dos que torcem, também vestem por baixo uma camisa de time de outro estado. Quem diz isso é uma pesquisa publicada no início do ano em um ex-jornalão de lá, não sou eu.

Bom, espero que esse caminhão de bobagens e provocações tenham mexido com o brio do torcedor. Ver o time com a possibilidade real de assumir a quarta colocação na Série B já era um motivo de sobra para o torcedor ir ao Estádio do Café neste sábado. Ganharam um motivo a mais. Quanto ao time, certamente algumas destas porcarias que foram publicadas estarão coladas nas paredes dos vestiários como um motivador a mais.

Futebol é competência. O mais competente vai subir, seja Paraná, Londrina ou Oeste. Por falar em competência, um sinônimo dela é o técnico Claudio Tencati, que merece muito esse acesso por tudo o que tem feito no clube.