Imagem ilustrativa da imagem Seja Presidente, Temer!


É óbvio que esta carta jamais será lida pelo Presidente da República. Sou apenas um cronista do interior brasileiro. No entanto, ela será lida por meus leitores e amigos; talvez até por alguns inimigos. Por isso, eu sinto o estranho dever de escrevê-la.

Michel Temer tem diante de si o maior desafio de seu governo: escolher o sucessor do ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal. A esta hora, é possível que ele já tenha tomado sua decisão. Pode ser que, até o final da redação deste artigo, a mídia já esteja divulgando o nome do novo ministro.

Desta decisão, dependerá o futuro do país. Não apenas nos próximos meses, mas nas próximas décadas.

Desde a morte de Teori, vários nomes têm sido cogitados nos meios jurídicos, políticos e jornalísticos. Nenhum deles tem a força e a qualificação do jurista Ives Gandra Martins Filho. Face aos nomes ventilados, seria o mesmo que escolher para um concerto musical entre o maestro João Carlos Martins (tio do jurista) e Richard Clayderman.

A grande mídia e os partidos de esquerda — essa mesma mídia que foi sistematicamente vencida pelos fatos em 2016; essa mesma esquerda que foi humilhantemente escorraçada pelas urnas em 2016 — fazem uma brutal pressão para que Ives Gandra não seja o escolhido por Temer, com direito a boatos e notícias falsas sobre o jurista, todos tão frágeis quanto um dente-de-leão.

Curioso é que, de todos os detratores, nenhum tenha negado que Ives Gandra Filho é uma das maiores autoridades jurídicas do País, plenamente qualificado para ocupar uma vaga no STF. O homem é simplesmente brilhante, uma combinação de santo e gênio como raríssimas vezes se vê em países mais desenvolvidos, que dirá numa república tão flagelada quanto o Brasil. Miguel Reale, Euclides da Cunha e Mário Ferreira dos Santos, aqui, são verdadeiros milagres. Ouso dizer que Ives Gandra também é. E um país que sofreu tanto não pode desperdiçar um de seus maiores talentos por causa de uma rinha ideológica.

Presidente Michel Temer, o povo brasileiro é conservador. Ives Gandra também é.

Presidente Michel Temer, o povo brasileiro é cristão. Ives Gandra também é.

Presidente Michel Temer, o povo brasileiro defende os valores morais e familiares. Ives Gandra também defende.

Presidente Michel Temer, o povo brasileiro é trabalhador, ordeiro, honesto, caridoso. Ives Gandra reúne todas essas qualidades.

Presidente Michel Temer, o povo brasileiro quer botar os mafiosos — que hoje tentam desestabilizar o seu governo — na cadeia. Ives Gandra também deseja que os quadrilheiros da Orcrim paguem pelo que fizeram e fazem.

Presidente Michel Temer, o povo brasileiro quer enfrentar a turma do "quanto pior melhor" — que hoje tenta impedir as reformas econômicas — com verdade e coragem. Ives Gandra é um homem de verdade, um homem de coragem.

Se o sr. abrir mão de escolher Ives Gandra para o STF, estará fortalecendo e beneficiando aqueles que o chamam de "golpista". E, desculpe a sinceridade, desta vez eles terão toda a razão. O sr. não será golpista por ter sucedido Dilma Rousseff, conforme determina a Constituição; será golpista porque estará matando as esperanças do povo brasileiro. Será o fim do seu governo.

Escolha Ives Gandra, Michel Temer. Seja Presidente!

Cordialmente,
O menor de seus concidadãos.