O cineasta pernambucano Josias Teófilo finalizou aquele que promete ser o maior filme de não-ficção no Brasil em muitos anos: "O Jardim das Aflições", documentário sobre o filósofo e escritor Olavo de Carvalho, o mais importante intelectual brasileiro vivo.

"O Jardim das Aflições", que dá nome ao filme, é também título de uma obra publicada em 1995, em que Olavo faz um dantesco périplo pela história das idéias políticas e ideológicas de nosso tempo.

A maior parte do filme foi gravada na casa do filósofo, em Richmond (EUA), onde estive por duas vezes, em 2013 e 2015, durante encontros de escritores brasileiros. Além das entrevistas com o próprio Olavo, há depoimentos de intelectuais próximos a ele, tais como Rodrigo Gurgel, Rafael Falcón e Flavio Morgenstern. Em entrevista recente, o jurista Ives Gandra Martins declarou: "Olavo de Carvalho é o mestre de todos nós".

O documentário de Josias Teófilo já foi recusado nos dois maiores festivais de cinema brasileiros: o de Gramado e o de Brasília. Sinal de que o filme deve ser mesmo bom.

Veja a seguir os teasers do filme que já circulam com grande sucesso nas redes sociais: