Imagem ilustrativa da imagem Duas meninas e dois santos
| Foto: Shutterstock



Duas meninas estão doentes em Londrina. (Eu sei que muitas outras crianças também estão, e o que vou dizer vale para todas elas.)

A primeira menina luta pela vida no Hospital do Câncer.

A segunda menina, por mais que se alimente, não consegue crescer, nem adquirir peso.

Para cuidar do caso delas, eu peço o auxílio de dois santos que sempre foram invocados em minha família: São Longuinho e Santo Expedito.

Vocês sete já devem conhecer São Longuinho, o santo que acha as coisas perdidas. Ele era o soldado romano que feriu o lado de Jesus com a lança, durante a crucificação. (Daí o seu nome: Longino é lança em latim). Do ferimento de Jesus, conforme o texto bíblico, jorraram sangue e água, que caíram sobre os olhos do soldado. Com isso, ele ficou curado de uma doença nos olhos e viu a divindade do Cristo ali mesmo no Calvário.

Mas por que Longuinho acha as coisas? Segundo uma antiquíssima história da Igreja, o soldado era baixinho e miúdo. Por sua baixa estatura, durante as festas e jantares orgíacos em Roma, ele era designado para procurar objetos perdidos pelos convivas na confusão da noite.

Expedito era um general romano conhecido por sua coragem e seriedade. Durante uma viagem com seus legionários, ele conheceu o cristianismo e encheu-se de simpatia pela nova religião. Mas sempre adiava sua conversão. Certa noite, teve um sonho que mudou sua vida: o demônio lhe aparecia na forma de um corvo que gritava "Crás! Crás!" (Amanhã, em latim.) Expedito, no entanto, tomou uma cruz, pisou na cabeça do diabo procrastinador e gritou: "Hodie!" (Hoje.) Por isso ele se tornou o santo das causas urgentes.

Longuinho e Expedito — ambos morreram mártires — nunca me faltaram. A mais recente ajuda de São Longuinho foi encontrar um importante material escrito de minha amiga Adriana, que eu julgara perdido. Saí gritando e pulando feito um louco pela casa: "Obrigado, São Longuinho! Obrigado, São Longuinho! Obrigado, São Longuinho!" Expedito também me auxiliou diversas vezes, principalmente quando o pecado e o egoísmo me cercavam, como feras famintas. Carrego uma imagem de Santo Expedito na minha surrada carteira.

Então hoje eu peço aos meus queridos santos: chamem os seus companheiros do Céu, e também os anjos, e principalmente Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, para ajudar essas duas crianças que lutam pela vida em nossa cidade!

Se você, meu amigo, não acredita na intercessão dos santos, não há problema: peça diretamente a Jesus Cristo, aquele que abriu os olhos de Longuinho e fez Expedito converter-se sem mais demora.

Não há nada mais urgente que a vida das crianças. Não há tesouro mais precioso para se encontrar. Santo Expedito e São Longuinho, rogai por essas meninas!

Confira o karaokê do Briguet: