Imagem ilustrativa da imagem Corações feridos
Crucificação Branca/ Marc Chagall (1938) - Reprodução



1- Tenho uma amiga cujo trabalho é salvar vidas. Com o coração ferido pelos dramas que testemunhou, essa amiga ficou doente e teve que passar alguns dias numa clínica de repouso. Ela me disse, ao sair da clínica: "Paulo, naqueles dias de internamento, a leitura de suas crônicas era a minha alegria de todas as manhãs". Ao dizer isso, querida amiga e irmã, você salvou a minha vida também.
2 - Na Polônia comunista, quando os padres estavam na prisão, as famílias católicas se reuniam clandestinamente nas casas e celebravam a chamada "missa seca". No momento da consagração do pão e do vinho, que só pode ser feita pelo sacerdote, os fiéis permaneciam calados. Um dia, a Igreja do Silêncio viria a derrotar o comunismo. Não há nada mais forte do que um verdadeiro coração ferido.
3 - César estava tomando uma cerveja no posto da Higienópolis quando viu um homem se aproximar. Vestido com andrajos, o homem carregava um saco nas costas; sentou-se no chão e tirou de dentro do saco um pequeno espelho, com o qual iniciou uma conversa. Polidamente, César foi até o homem e perguntou: "Amigo, você está conversando com você mesmo?" De olhos vermelhos, o andarilho respondeu: "Não, eu estou conversando com a minha saudade". Então César chorou.
4 - João dirigia sua caminhonete pela estrada de Nova Fátima, quando viu um homem solitário a caminhar pelo acostamento. Resolveu lhe dar uma carona. Ao entrar no carro, o homem disse: "Estou sem água, sem luz, sem comida. Não tenho como pagar nada. Acho que vou acabar com a minha vida." "Não faça isso, amigo, eu vou ajudá-lo." João foi até a casa do homem, comprou-lhe comida e pagou todos os boletos atrasados. O homem só não sabia que João havia acabado de perder o filho.
5 - O mais solitário de todos os solitários, o mais incompreendido de todos os incompreendidos, o mais discriminado de todos os discriminados é aquele que foi morto no alto do Monte Calvário. Por que insistem em ferir mais uma vez o coração de Jesus, agora com a lança das misérias modernas?
6 - O Filho pródigo não foi expulso de casa pelos pais. Ele abandonou os pais por iniciativa própria, deixando-os devastados para ir atrás dos seus sonhos pessoais, realizar seus desejos pessoais e assumir sua identidade pessoal. Quando viu a besteira que fez, não só se arrependeu como se ofereceu para viver como um simples servo. Com a parábola, Jesus demonstra que todos serão perdoados — desde que peçam perdão.
7 - Deus não manda e-mail nem faz comentários no Facebook. Quando Ele quer dizer alguma coisa, envia a D. Santa, que encontrei na saída da missa neste domingo. A doce senhora de cabelos brancos não parava de chorar e me abraçar: "Coragem, Paulo! Continue dizendo tudo que você diz..." Ao abraçar D. Santa, senti que meu trabalho não tem sido em vão. Hoje, a minha crônica é dedicada a ela e a todos aqueles que tiveram seus corações feridos nos últimos dias.