Imagem ilustrativa da imagem Adeus a um amigo de Deus
| Foto: Acervo Pessoal



Partiu para a eternidade na última sexta-feira, dia da Imaculada Conceição de Maria, o nosso querido padre Vitor Groppelli, que durante mais de 40 anos atuou em Londrina e região. Vi-o pela última vez em 21 de agosto, durante uma bela missa em italiano que ele celebrou na igreja onde está sepultada a futura santa de nossa cidade, Madre Leônia Milito. Naquele dia comprei — e já li, com entusiasmo — dois livros de Padre Vitor: "Dom Geraldo nas Memórias de um Discípulo" e "Amigos de Deus".

Padre Vitor e Madre Leônia guardam semelhanças importantes: nasceram na Itália, escolheram o Brasil, dedicaram suas vidas ao próximo e realizaram importantíssimos trabalhos em prol da família cristã. Madre Leônia morreu um dia antes de completar 70 anos; Padre Vitor estava com 77. Ambos foram vítimas de acidentes de trânsito — ela no Brasil, ele na Itália.

Transcrevo aqui algumas passagens do testamento espiritual de Padre Vitor Groppelli (escrito em 2014), que dizem muito sobre o homem iluminado que ele foi:

"Recolho-me em oração para preparar a hora em que poderei levantar o vôo para chegar às alturas da alma e contemplar, finalmente, o Seu rosto..."

"A família que Você me deu ajudou-me a descobrir e a seguir a vontade do Pai e a amar a Igreja. Foi ela que mais sustentou a minha vocação sacerdotal e missionária. Meus pais e meus irmãos foram a maior bênção divina em todos os anos de minha existência. Queria tanto dedicar a minha vida à família dos outros irmãos para ajudá-los a compreender que é na família que se encontra mais realmente a imagem da Trindade Santa. Pouco consegui fazer, mas a semente de meu esforço deve ter ficado em muitos corações. Espero que outros continuem dedicando-se à família porque nenhuma pessoa é feliz sem ela ou vivendo contra ela."

"Na casa dedicada às Famílias, que eu quis chamar NAZARÉ SANTUÁRIO DA FAMÍLIA, passaram muitas pessoas em busca de uma palavra de conforto e de incentivo. Muitas lágrimas foram aqui enxugadas, mas nem todos os problemas encontraram uma solução. Porém, tenho certeza de ter atendido sempre com carinho a todos os irmãos e irmãs que bateram a esta porta. Passo daqui para a vida eterna, mas o ideal da família cristã continuará brilhando no firmamento da Igreja e da humanidade. Acredito firmemente que somente uma família bem constituída salvará a humanidade do fracasso existencial e curará todas as feridas humanas."

"Minha vida foi maravilhosa. Evidentemente, tive momentos de solidão intensa, de incompreensão e de cansaço. Com a Sua graça consegui superar horas difíceis. Como agradecer-Lhe por tudo o que de bom experimentei? Elevando também o cálice, como sugere o salmista."

"Acolha-me, Senhor, com ternura. Abençoe a Igreja que está no Brasil dando-lhe vocações missionárias entre leigos, sacerdotes e religiosas. Meu tempo esgotou-se, Senhor. Deixe-me entrar no kairós eterno para que experimente a vitória definitiva da sua divina misericórdia. Amém."

Fale com o colunista:
[email protected]