Nesta semana li pela enésima vez o livro "A Revolução dos Bichos" (Animal Farm), fábula do escritor inglês George Orwell (1903-1950). É uma daquelas obras que a cada leitura ficam melhores e revelam novos detalhes surpreendentes.

Como se sabe, a fábula é um antiquíssimo gênero literário em que os animais ganham o dom da fala e personificam situações humanas. Quase sempre a fábula contém uma lição moral; em outras palavras, você sai da leitura diferente de quando entrou nela.

"A Revolução dos Bichos" é uma fábula para adultos. Orwell escreveu-a depois de participar como voluntário da Guerra Civil Espanhola, onde conheceu de perto o modus operandi dos militantes comunistas. Homem de convicções socialistas, Orwell escapou por um triz de ser morto, não pelos inimigos franquistas, mas pelos supostos aliados dos republicanos. Com amigos assim...

Imagem ilustrativa da imagem A Revolução dos Bichos
| Foto: Shutterstock



O enredo do livro reproduz, de maneira literária e não literal, o destino da Revolução Russa, cujo centenário se completa em 2017. A história da revolta dos bichos da Granja do Solar contra o cruel proprietário Jones é uma metáfora do que aconteceu na Rússia em outubro de 1917. Podemos facilmente identificar os líderes da rebelião dos animais da granja (os porcos Major, Napoleão e Bola de Neve) com os principais líderes comunistas (respectivamente, Lênin, Stálin e Trotsky).

"A Revolução dos Bichos" é uma brilhante descrição do que fatalmente ocorre em todos os regimes socialistas (eu disse todos, sem exceção). Mas, como já se disse aqui, ninguém deve esperar condecorações por dizer a verdade. Orwell foi implacavelmente perseguido pelas patrulhas ideológicas, à direita e à esquerda, mas principalmente pelos partidários e simpatizantes do comunismo. Por sua coragem, ele chegou a ser jurado de morte pelas duas ditaduras de seu tempo: a de Stálin e a de Hitler.

Para os que acreditam que o comunismo morreu e não oferece mais perigo, recomendo a leitura do outro grande livro de George Orwell: "1984", a primeira distopia (utopia ao contrário) que descreve a sociedade totalitária, incrivelmente semelhante ao mundo em que vivemos.
Em "A Revolução dos Bichos", há um grupo de ovelhas pouco inteligentes, cuja maior função na sociedade socialista é balir sempre que a verdade está prestes a aparecer: "Quatro pernas bom, duas pernas ruim! Quatro pernas bom, duas pernas ruim!" As ovelhas de Orwell são os militantes do caos que vemos em ação na sociedade contemporânea, e que se reproduzem a cada dia nas escolas e universidades brasileiras. Da mesma forma, as negociatas entre o porco Napoleão e os supostos inimigos humanos faz-me lembrar a aliança corrupta entre um partido que todos conhecemos e uma elite de grandes empresários.

Em legítima defesa, leia George Orwell. Aí você entenderá por que todos animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.