Nova Constituição fez 25 anos e continua sob "fogo amigo"

A nova Constituição brasileira, aprovada em 1988, completou anteontem bodas de prata: 25 anos de existência. Embora desrespeitada em muitas ocasiões por autoridades, de todos os poderes da República, por pessoas e empresas em geral, ela aí está, exigindo que seja cumprida em todos os sentidos. Direitos fundamentais dos brasileiros, como à saúde, à melhor educação, à segurança, à propriedade, à não violência e os denominados juridicamente direitos adquiridos, vêm sofrendo por falhas, culpas, despreparo, incompetência de quem ocupa cargos importantes, decisões político partidárias, etc. Vamos dar dois exemplos: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi na conversa do ministro Pedro Malan (da Fazenda) e da então presidente da Associação Nacional dos Juízes do Trabalho (Anamatra) e extinguiu os cargos de juízes classistas da Justiça do Trabalho, tirando de 120 deles, que estavam no final de dois mandatos de três anos cada, o direito à aposentadoria, mesmo a grande maioria deles pagando mais de 30 anos de INNS. Levaram deputados e senadores a votar com FHC. Num flagrante desrespeito ao direito adquirido, pois quando fizeram campanha para ser eleitos em seus sindicatos e federações, de acordo com a lei em vigor, um dos quesitos era o direito à aposentadoria como Classista. Passaram com o trator político e interesseiro por cima. O outro caso: a Constituição de 1988 determinava concursos públicos para os tabelionatos e cartórios que fossem vagando. Mas que tais concursos deveriam ser regulamentados. Como demorou até 1995 para que essa regra fosse devidamente estabelecida e posta em prática, os tribunais de Justiça dos Estados foram promovendo concursos, porque os tabelionatos que foram ficando vagos precisavam de novos titulares. Mas em 2004 (portanto dez anos depois) foi criado pelo governo Lula o Conselho Nacional de Justiça, que veio com verdadeira violência jurídica e de falta de bom senso contra os cartorários concursados e aprovados pelos TJs estaduais, entre 1988 e 2005. E decidiu: estão todos cancelados! Vamos fazer tudo novamente. Como se o que fizeram desembargadores de todos os tribunais de Justiça estivesse errado. Parece que na caneta dos integrantes do CNJ e também do STF há mais ódio do que equilíbrio constitucional e jurídico. E o direito adquirido? Que se dane!

Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
A professora Zharroe Raysel e duas alunas de Dança do ventre apresentam-se sábado no Teatro Zaqueu de Mello em Londrina, a partir das 20 horas. Recém-chegada de Paris, ela e suas pupilas pretendem fazer um belo espetáculo.
‘Namoro na telefonia’

A espanhola Telefônica, que é a dona da Vivo, está namorando a Tim. Já ofereceu uma grana alta pela concorrente e os gestores italianos estão fazendo os cálculos. Cada mais os telefones brasileiros ficam nas mãos dos estrangeiros.




Em virtude do tempo chuvoso no último domingo, o 1º Campeonato de Futebol Suíço do Ecovillas do Lago foi transferido para este final de semana, reunindo oito equipes na disputa de belo troféu. O Viver Ecovillas, por outro lado, promoverá diversas atividades para adultos, como o desafio de bocha, circuito de biribol, caminhada, relaxamento e brincadeiras lúdicas para a garotada. O almoço no Pier Bar e no Mirante Capodanno são outras grandes atrações para todos. Viver a vida, com alegria, pedem os organizadores dos eventos.

Ikehara em Miami

O professor Carlos Ikehara, diretor do Inbrape, encontra-se em Miami, EUA, trabalhando com clientes e atendendo a empresários latinos que pretendem investir no Brasil. A maioria formada por peruanos e bolivianos, cujos governos estão na linha "hugochavista".

Empréstimo ao governo

E falando em dinheiro de fora, o Banco Santander, que fatura alto aqui no Brasil, ofereceu 10 bilhões de dólares de empréstimo ao governo Dilma Rousseff. Enquanto isso, seus bancários continuam em greve, ao lado dos demais colegas.




O deputado estadual Antônio Carlos Belinati tomava café com os amigos Francisco Mestre e Emerson Duarte no Dinho´s Bar,no Bourbon. Um dos assuntos: a disposição do pai dele, Antônio Belinati, que anda percorrendo 22 quilômetros, a pé, todos os dias. E deve ser por isso que anda sumido das rodas da cidade.




Professor universitário e consultor empresarial, Fábio Luís Iwakura vem ministrando palestras em algumas universidades da região, como a UEL e Unespar (de Paranavaí) sobre o tema "Uso responsável das redes sociais". E tem recebido convites para falar sobre esse assunto a ouros setores da comunidade.




Hoje à noite, na Faculdade Catuaí, haverá um festival de talentos. No evento, o professor Luciano Odebrechet apresentará seus livros publicados. Entre eles, um que trata dos direitos fundamentais e outro sobre liberdade religiosa.

Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Fernanda Viotto e seu marido, Fábio Martins Pereira, acabam de ingressar em novo negócio, também na área educacional. Desta feita em curso de Formação Profissional. O casal ficou sócio de uma franquia denominada Cursos Nova, que já conta com mais de 50 franquias em todo o Brasil. A primeira deles foi aberta dia 14 do mês passado em Londrina, na Avenida Saul Elkind. Em novembro vão inaugurar a de Ibiporã e em fevereiro na cidade de Cambé. Com Fernanda e Fábio, está na foto Daniel Guedes, o presidente da Cursos Nova de Formação Profissional.
Shopping Aurora

Recebemos da direção da Galmo Construtora o convite para o coquetel de lançamento comercial do Aurora Shopping, que acontecerá dia 18, às 19h30, no Buffet Planalto. O Aurora está situado na avenida Ayrton Senna, 400, na Gleba Palhano.




Edmilson Niza, da Rico Alimentos, aumentando sua linha de produtos com o lançamento da mortadela soft, que tem carne de boi angus entre seus ingredientes.

Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
| Foto: Marcos Zanutto
Gerente aposentado do Banco do Brasil, meu amigo de adolescência e do curso ginasial em Santo Anastácio ( SP) recebi, terça-feira, na FOLHA, a festejada visita de Justus Penteado Chacon, que reside em Sorocaba, e veio visitar sua filha, o neto e o genro que trabalha na Sandoz em Londrina. Justus, cujo apelido era Tino, é um figuraço. Toca violão clássico nas missas e já teve duas bandas e fazia shows, aos domingos e aos sábados à noite, em frente às agências do BB, no Mato Grosso do Sul, onde passou bom tempo. E era sucesso. Sua primeira agência foi em Dourados, MS. É também advogado e piloto de avião. Me contou que comprou um Cesna pequeno e com ele voou por toda aquela região. É um cara feliz. Me contou sobre meus outros amigos e quatro deles também ingressaram no Banco do Brasil. E se aposentaram como gerentes! Bem-vindo sempre!
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
A 18ª Festa Metamorfose acontecerá sábado, no Parque Ney Braga, em Londrina, a partir das 22 horas. O grande evento deverá receber muita gente daqui, de cidades da região, de vários estados e também do Paraguai e Argentina. A Metamorfose ocupará uma área de 8 mil metros quadrados, onde estarão artistas de renome nacional, em seus vários segmentos musicais. Esta festa começou em uma república da cidade, em 1993, quando amigos de faculdade resolveram fazer uma festa em que cada um seria o que bem desejasse. Foi um sucesso. Quem ficou sabendo pediu para participar no ano seguinte. E o evento cresceu tanto que se tornou a maior do Brasil. O aluguel de fantasias continua crescendo em lojas da cidade.



A equipe multidisciplinar do Colégio Estadual Professora Maria Aguillera lançará amanhã, às 9 horas, selo em comemoração à Lei 10.639 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro Brasileira e Indígena. O colégio vem desenvolvendo nos últimos anos várias ações que contemplam etnias e culturas, trabalhando em prol da diversidade.




Um professor de Maringá, de nome Lutero, vem colocando faixas em sinaleiros da "Cidade Canção", procurando corrigir erros considerados grosseiros da língua que falamos, a portuguesa brasileira. Por exemplo: o correto é "Menos e não menas"; "Troféus e não troféis"; "Cidadãos e não Cidadões", etc. Está fazendo o que muitas pessoas vêm comentando há tempos.

Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O golfista Paulo Grendene fez o hole-in-one, no campo do Londrina Golf Club e, no domingo, ele e Mauro Takeda, que também obteve o mesmo sucesso, que é a jogada da vida dos atletas de golfe, estarão patrocinando torneio no mesmo KLGC, para festejar o feito de ambos. É um costume entre os golfistas. Quem faz o hole-in-one patrocina um evento. Haverá premiação para o near pin geral, melhor net feminino, sênior e longest drive masculino e feminino,. O torneio começará às 8h30. Haverá almoço, confraternização e entrega de prêmios aos melhores no campo de golfe.



Empresas como a TNG, M. Officer, Animale e Farm, além de outras que estavam sendo negociadas, terão que rever seus planos. Fundos como o do Banco Pactual, Gávea, Tarpan e Vinci, que estavam bem interessados nas compras, pediram um tempo para equacionar melhor tais aquisições.




Conselho de uma expert no assunto: quando crianças gêmeas comemorarem aniversários, dê sempre presentes diferentes. Observe ou pergunte à mãe, como são as irmãs ou irmãos. São gêmeos, mas de personalidades diferentes.

Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Aqueceterapia
Dando exemplo de solidariedade e respeito aos idosos, alunos do segundo ano de Fisioterapia da Unifil levaram alegria e carinho ao Lar das Vovozinhas e dos Vovôs em Londrina. Eles arrecadaram roupas, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal e no dia da entrega prepararam lanches e realizaram diversas atividades com os idosos. As professoras Cristiane Golias Gonçalves e Heloisa Freiria Tsukamoto acompanharam os alunos na movimentada tarde festiva. Para o próximo dia 20, os estudantes e professores de Fisioterapia, sempre incentivados pelo reitor Eleazar Ferreira, organizam programa de recreações para as crianças do Lar Anália Franco. Que coisa bonita!