Decisão na Justiça Federal pode beneficiar mais de mil empresas

O Tribunal Regional Federal, da 4ª região, em Porto Alegre, concedeu liminar ao Sindimetal Norte do Paraná, garantindo que o ICMS não seja mais considerado parte integrante da base de cálculo para a incidência do PIS e do Cofins. A decisão deverá beneficiar mais de mil empresas da base do Sindicato das Industrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico. Segundo a advogada Bethania Marconi, da assessoria jurídica do Sindimetal, o STF está julgando uma ação com repercussão geral reconhecida, que questiona o entendimento da Receita Federal em considerar o ICMS parte do faturamento da empresa. O PIS e o Cofins são calculados sobre a receita bruta das empresas.
A relatora é a ministra Cármen Lúcia. A liminar concedida pelo TRF 4 ao Sindimetal Norte Pr garante às empresas a suspensão da exigibilidade do ICMS na base do PIS-Cofins, e assim as empresas não precisarão mais pagar a diferença, até que a ação esteja julgada definitivamente. O presidente do sindicato, empresário Walter Orsi, diz que foi uma vitória que precisa ser comemorada.
Há muitos anos brigavam por causa disso. No entendimento dele, havia bitributação e você não pode pagar um imposto (ICMS) e pagar outros sobre o faturamento da empresa, como se o imposto estadual fosse pare da receita da empresa. Walter Orsi está feliz.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Patricia Garcia, Miss Paraná, já está em Ilha Bela, se preparando para a final do concurso Miss Brasil, que será realizado dia 19, no Tetro Vermelho, nessa cidade do litoral paulista. O concurso será transmitido pela Rede Bandeirantes, aqui pela TV Tarobá, a partir das 22h30. Glacimeire Cardoso foi a coordenadora do concurso em Cambé, que deu a vitória estadual à bela Patricia. O traje da chegada dela foi oferecido pela Loja Carol Camila Modas, da vizinha Cambé.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
A Loja Maçônica Regeneração 3ª, a primeira de Londrina, fundada no dia 1º de janeiro de 1945, por pioneiros, liderados pelo saudoso professor de Direito Penal e promotor de Justiça, Aristeu dos Santos Ribas, e pelo Chefe Newton, realizou seu tradicional jantar do Dia dos Pais, com familiares, na sexta-feira passada, em seu salão de festas. Na foto, Naym Libos, grão mestre de honra do GOP e Antônio Martins, cônsul honorário de Portugal em Londrina.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Monsenhor Vitor Gropelli, que se encontra em londrina, está convidando amigos para a missa em ação de graças, dia 20, promovida pela I Bravissimi, que é a Associação Cultural Italiana de Londrina, no domingo próximo, dia 20, a partir das 10h30, no Santuário Eucarístico Mariano, na avenida madre Leônia Milito, 575. Ele é o fundador e presidente de honra da Associação, pois foi quem teve a ideia de celebrar todos os meses um missa na língua italiana, "pois a religião católica é um dos traços mais fortes da cultura italiana, assim como a música, a gastronomia, o cinema e as artes em geral", disse ele, contou Caco Braile, quando, há 20 anos, a associazione foi criada. Na Itália, ele celebra todos os meses uma missa em português, para uma comunidade brasileira que mora nas cercanias de Crema, cidade onde ele mora, perto de Milão. Após a missa, dia 20, aqui, ele autografará livro de sua autoria, com renda para o Nazaré Santuário da Família, obra que criou em Londrina, dedicada à evangelização e pastoral familiar.



Nos dias 22 e 23 próximos, a comissão do Direito do Trabalho da OAB-Londrina promoverá o 2º Ciclo de Palestras, com o tema "Reforma trabalhista, avanço ou retrocesso?" Será a partir das 19 horas, com palestras dos advogados Danilo Del Arco e Lourival José de Oliveira, da juíza e professora Ana Paula Sefrin Saldini e do juiz e professor Carlos Augusto Penteado Ponte. As inscrições custam R$ 30 e poderão ser feitas na subseção da OAB e na sala dos advogados na JT.




Amar e impor limites, e passar afeto e segurança às crianças, eis os princípios fundamentais para se formar uma família, comentou o ator Murilo Rosa, falando a respeito do Dia da Família, que a folhinha assinalou ontem.




No próximo sábado, dia 19, a partir ds 15 horas, haverá grande bazar promovido pela Pastoral da Saúde, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes.




De uma ex-professora do Hugo Simas, sobre a educação infantil: "Os pais só podem cobrar se der amor antes. Aí fica tudo mais fácil para os filhos entenderem muita coisa".

Primeira loja em Londrina

A Cobasi é um dos principais varejos pet do país e pioneira no conceito de shopping para animais e chega oficialmente hoje a Londrina, inaugurando sua primeira loja na cidade, na avenida Madre Leônia, próximo da Decathlon e da Havan. Em uma área de mil metros quadrados, apresentará 20 mil itens em setores como rações, acessórios nacionais e importados exclusivos, produtos para aves, peixes, roedores, farmácia veterinária, piscina e etc. E o mais importante, gerando vários empregos para londrinenses. E essa é apenas a primeira Cobasi, que há 31 anos faz sucesso no Brasil todo. É a sua segunda loja no Paraná.




O jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, participou, ontem, em São Paulo, de discussões sobre a justiça brasileira, dentro do fórum promovido pela Rádio Jovem Pan. Disse que é preciso discutir se "a Justiça funciona para ela mesma ou para a população". Elogiou o trabalho do Ministério Público (ele foi promotor) e acredita que o MP avançou bastante na defesa das instituições e do povo do país.




O Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Serviços Contábeis de Londrina e Região, o Sescap-Ldr, promoverá sexta-feira, dia 18, às 18 horas, no Hotel Boulevard Londrina, o seu tradicional "Fórum de Precificação de Londrina e Região", que passa a se denominar Fórum de Gestão, excelência nas empresas de serviços contábeis.

Para o Iles, na Casa da Amizade
Teve pleno sucesso o evento promovido na Casa da Amizade, do Rotary Clube, para arrecadar recursos para o Iles, que é o Instituto Londrinense de Educação de Surdos e que faz há anos um ótimo trabalho, destinado a toda a região. Durante o jantar beneficente, preparado pelo rotariano José Pelayo Sanches, craque nesse prato, foi servida sua deliciosa paella. A professora Rosalina Franciscão, presidente do Iles, ficou entusiasmado com a participação das pessoas que levaram apoio à entidade que dirige. (As fotos são de Carmelindo Dias para a Coluna).
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Fotos: Carmelindo Dias/Divulgação
Cláudio Osti, Celso Marconi, JB Faria e Luiz Fernando Kalinowski presentes à paella
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Ivani Vaqueiro, Rosalina Franciscão, presidente do Iles, e Berenice Jordão, reitora da UEL
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Mara Lucia P. Kalinowski, Priscila Matsunaga e Célia Baroni
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Pilar Alvares Gonzaga, Mitue Martins e Rosangela Kather



Bens imóveis e Direito urbanístico

Advogado e jurista, o doutor Melhim Namen Challub, bastante conhecido por ser o idealizador da lei que criou a Alienação Fiduciária de Bens Imóveis, tema de sua palestra de abertura do evento promovido pela OAB e pela Emap, dias 17 e 18 próximos, em Londrina. Além de advogados, estudantes de Direito, corretores imobiliários, engenheiros e também notários, registradores e auxiliares de tabelionatos, deverão participar do evento. Também falarão durante o encontro o doutor Lamana Paiva, conhecido registrador de imóveis e jurista, e também a doutora Daniela Campos Libório, presidente do IBDU, que falará sobre a importância do Direito Urbanístico na sociedade contemporânea. Para o encerramento, dia 18, está prevista palestra do corregedor geral da Justiça do Paraná, sobre a modernização e o registro eletrônico nas atividades notariais e registrais. Ana Lucia Arruda dos Santos Silveira é a coordenadora da comissão organizadora.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O campeão mundial Erberth Santos, número 1 no ranking da Internacional Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), ministrará aula-treino em Londrina hoje, dia 16, à noite. Ele vem a convite da Academia Magoo, do mestre Vinicius Canevari. É uma boa oportunidade para conhecer mais sobre as técnicas e as habilidades do principal faixa preta de jiu-jitsu na atualidade, comenta Magoo. A maior conquista do lutador de Roraima foi em junho, na Califórnia, EUA, no Campeonato Mundial em Long Beach.



Está programado para o próximo dia 30, a partir das 14h30, na Casa da amizade, o Café Mineiro da Associação das Senhoras de Rotarianos, que reverterá a renda
para a Escola de Musica Clave de Sol. O convite custará apenas R$ 35. Vá, encontre as amigas, festeje a vida, e ajude mais meninas e meninos a estudarem música. Música, divina música!




Na revista Go’Where Luxo, o colunista de televisão Amaury Junior e o estilista de roupas masculinas Ricardo Almeida revelam suas paixões pelos pés!