Escola do Heimtal chega aos 86 anos

Uma das mais tradicionais e históricas instituições de ensino de Londrina, a Escola Municipal Padre Anchieta, do patrimônio do Heimtal, zona norte do município, está completando 86 anos de atividades no próximo dia 1º. Haverá comemoração na própria sede da unidade escolar municipal, que fica na rua Domingos Cantagalli, 75. Começará às 13h30 e a cerimônia oficial será as 14 horas, homenageando ex-alunos e professores, alguns deles filhos de alemães, apresentações artísticas e culturais dos alunos, totalizando 320 crianças. Outro destaque da comemoração será uma contação de história sobre a trajetória da Escola Padre Anchieta, com narração da linha do tempo e utilização de trajes alemães. O Grupo Folclórico Alemão Rotkappen e o Coro RolandSingt, de Rolândia, fecharão as apresentações, com danças e expressões da cultura alemã. O diretor da escola, prof. Elias Vilas Boas, contou que a festa ainda terá a inauguração de painel que reunirá fotografias antigas de objetos escolares, como cadernos, lápis e outros itens que pertenceram a três ex-alunas, que estudaram na escola em seus primeiros anos de fundação. Parabéns a todos que foram e são professores, dirigentes e alunos da Escola Municipal Padre Anchieta, que parece ser mais antiga que a cidade de Londrina.


Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação

Violino na Assembleia

O violinista Roney Marczzak participou da sessão do último dia 26, na Assembleia Legislativa do Paraná, a convite do deputado estadual Tercilio Turini, e apresentou o trabalho que vem realizando na Escola de Música Sol Maior, aqui em Londrina. Ele destacou a importância de se investir na educação e na formação cultural das crianças, adolescentes e jovens. É o caminho mais seguro para a construção de um país melhor, afirmou. Tercilio Turini destacou o trabalho de Roney e parabenizou a Escola Sol Maior e seu fundador. Disse que é exemplo de projeto social que proporciona a oportunidade de vida melhor para crianças, adolescentes e jovens. O deputado e o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, e outros parlamentares homenagearam o músico e a escola com diplomas de menção honrosa. Turini é autor do projeto de lei que concede utilidade pública estadual à Sol Maior, ampliando as possibilidades de captação de recursos em projetos culturais. Merecidamente.



A Associação Odontológica do Norte do Paraná

promoverá domingo feijoada de confraternização para os cirurgiões-dentistas de Londrina e cidades da região. A tarde promete ser bastante animada no Mercado Guanabara, que será o local do evento. Os dentistas gostam de feijoada bem encorpada, me disseram alguns. E a diretoria da Aonp já trabalha para realizar, em outubro, o seu jantar comemorativo dos 70 anos dessa importante associação de classe e também festejar o Dia do Cirurgião-Dentista.




Comemoraram aniversário ontem Pedro Ernesto Oliveira, Marina Purini e Márcio Augusto Rossi Brandão. Hoje estão aniversariando Pedro Favoretto Filho, Fabíola Gomes Guimarães e Paulo Villar Sponton.




Amanhã os abraços serão para Fernando Agudo Romão, ex-presidente do Londrina, para o agropecuarista Gilberto Martins e para o reitor da Unifil, doutor Eleazar Ferreira. Aquele abraço a todos.




Eduardo Frezarim, que está à frente do Grupo Frezarin e que já trabalha há 11 anos com escritórios compartilhados em Londrina, vai inaugurar, segunda-feira próxima, espaço exclusivo de coworking, voltado a fomentar novos negócios. O evento começará às 8 horas, com café da manhã, networking e palestras rápidas sobre a importância de se construir uma marca com propósito e valor, com a jornalista Cláudia Romariz e com Fabricio Bianchi, que é consultor e gestor de projetos no setor de tecnologia da informação e comunicação. O evento acontecerá na Frezarin Escritórios, na Avenida Higienópolis, 1.601, e será aberto a todos os interessados em conhecer este novo espaço londrinense.


Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Ideia boa deve ser compartilhada: no dia 25 de julho, a Quadra abraçou-a e pede que "nessa data, todos que puderem esqueçam um livro, ou até mais, levando conhecimentos para a cidade, corroborando o que ocorreu em São Paulo. Na fanpage da Construtora está a campanha incentivando a doação. A empresa de Mara e Luis Carlos Pires criou, inclusive, ação interna de arrecadação de livros. Eles serão espalhados pelas ruas londrinenses. Faça isso também, se puder e se achar que deve.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação

Alunos da Faccar aprovados na OAB

Os novos advogados que estão na foto, aprovados em exames da OAB-PR, são ainda alunos do curso de Direito da Faccar, de Rolândia: Isabela Chiarelli Gonçalves, Yasmim Tamie Kawashisa Nascimento, Paula Benites Disconzi, Camila Eloá Facioni, Elen Fernanda dos Santos e Mariana Della Torre Real, todos de Rolândia, e Érike Vinicus Vieira, de Jaguapitã. Todos eles serão diplomados no final do ano, mas, ótimo para todos, já passaram nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil. Mariana Real é filha do doutor Hideraldo José Real, que é promotor de Justiça em Rolândia e também professor do curso na Faculdade Paranaense.



Embaixador do Japão em Londrina

O embaixador do Japão no Brasil, Satoru Sato, esteve visitando Londrina, no último dia 23, em companhia do cônsul geral japonês no Paraná, Hajime Kimura. Acompanhados do empresário Ywao Miyamoto, anfitrião dos ilustres visitantes, estiveram na Prefeitura de Londrina, na Acel e também na Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, de onde são as fotos.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Fotos: Divulgação
Na visita à prefeitura de Londrina, onde voltaram a falar de futuras parcerias, estão o empresário Ywao Miyamoto com o prefeito Marcelo Belinati ladeando o embaixador do Japão, Satoru Sato.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Na visita do embaixador do Japão à Acel, estão na foto: Toshihiko Tan, presidente da Associação Paranaense de ex-Bolsistas Brasil-Japão-Paraná; Hiroshi Kamigushi, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão; o empresário Ywao Miyamoto, presidente da Associação Londrina-Nishinomiya; Eduardo Tominaga, vereador em Londrina; Luiz Nishimori, deputado federal pelo Paraná; Hajime Kimura, cônsul geral do Japão no Paraná; Satoru Sato, embaixador visitante, e Yasuo Hirama, presidente do Conselho Deliberativo da Acel.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Em parceria com a organização Amigo Bicho, o Armazém da Moda receberá sábado próximo uma feira de pets, entre 10 e 17 horas, no estacionamento do conhecido shopping. O evento faz parte da ação que tem como intuito promover a adoção consciente de animais abandonados. Vá, leve seus documentos pessoais e adote "um amiguinho".

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Grupo de 24 amigos esteve no Tucanos Park Hotel, em Corumbá (MS), para grande confraternização e pescaria. Foram acolhidos por Mário Takahashi e sua equipe, que prestaram toda a assistência para esses pescadores. Apesar do Rio Paraguai e afluentes estarem cheios, saíram daquelas águas muitos barbados, pacus, piaus e cacharas, como este da foto fisgado por Walmir Roberto Montes Filho, e que pesou 12 quilos. Nova pescaria está programada pelo grupo para o ano que vem.



O Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Londrina, presidido por José Lima do Nascimento, já fez a sua solicitação, de acordo ao Sincoval, presidido por Roberto Martins, para promover a correção de salários dos comerciários e também conversar sobre algumas cláusulas sociais.




No Lucca Café, na Torre Fuganti, no centro da cidade, o produto de Juliana Ferreira Lucas é sempre elogiado. Sua equipe faz saboroso café e quem desejar ler o jornal Nosso Dia, o display diário está ao lado.




Na Boulangerie Nelson, no início da Avenida Madre Leônia, duas senhoras de Rolândia contam que vêm a Londrina para comprar os pães dessa boutique de panificação, pela qualidade e variedade que oferecem. O saudoso Nelson deixou para a filha Lais e o genro Pablo toda a técnica que aprendeu no Japão e a experiência que teve em Londrina, desde os tempos na rua Senador souza Naves. O pão tabatiere, recém-lançado, já faz sucesso.




Em agosto, no dia 12 desse mês, o Iate Clube de Londrina estará comemorando seus 59 anos de fundação e de grande atividade social, esportiva e de outros eventos na cidade.