Não dá para entender!

O mesmo Tribunal de Justiça do Paraná que promoveu concursos a partir de 1992 para o preenchimento de titulares de tabelionatos e outros cartórios, baseado na Constituição de 1988, que pedia concursos, mas que permitia que a regulamentação fosse feita até 1994, cancelou os que foram realizados e os tabeliães devidamente nomeados. Muitos anos depois, creio que no governo Lula, foi agilizado o Conselho Nacional de Justiça, e seu corregedor, o doutor Dipp, nomeado pelo PT, como ministro, decidiu pelo cancelamento de todos os concursos e atos oficiais realizados. E o TJ do Paraná, agora integrado por outros desembargadores, aceitou a determinação, deixando pelo menos 200 cartorários prejudicados, uma vez que gastaram seu tempo, anos de vida, recursos que conseguiram, investimentos que fizeram, e por uma decisão de um homem só, no caso o corregedor, que parece ter decidido o que todo o Tribunal do Paraná de anos anteriores não sabiam o que faziam, pois cancelou todos os concursos que realizou, isso segundo a ótica dele em relação ao que está na Constituição Brasileira, que já está muito remendada. Uma pena.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Despedida a dom Orlando
Com missa às 16 horas, domingo, na Catedral de Londrina, o arcebispo dom orlando Brandes despede-se da cidade e região, onde chegou em 2006. Está com 70 anos e vai assumir a Arquidiocese de Aparecida (SP), onde está instalado o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A expectativa é que mais de três mil fiéis das 84 paróquias da Arquidiocese participem. Aproximadamente 400 pessoas, já confirmaram que irão à posse de dom Orlando, em Aparecida, no dia 21 deste mês. Seu substituto para Londrina ainda não foi escolhido pelo papa Francisco.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Carmelindo Dias/Divulgação
Evanice Melchior e o empresário Osvaldo Calixto, em recente evento social no Villa Planalto. Calixto comemorou aniversário na quinta-feira (12) e foi festivamente cumprimentado pelos amigos.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O Banco Interamericano de Desenvolvimento poderá destinar recursos para a educação. Diante desse fato, o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani, esteve no BID prospectando parcerias para alavancar o ensino no país e no Paraná, além de possibilidades de integrar a instituição nas atividades do "Biênio da Matemática", que vai acontecer no Brasil neste 2017 e também no próximo ano. Canziani aproveitou para conversar com o chefe do Programa Pró Cidades do banco, Mário Duran, sobre a possibilidade de assinatura de contrato equivalente a US$ 21 milhões, que seriam investidos em intervenções urbanas em Londrina. Na foto, o assessor José Euclides Franco Filho, o especialista em educação do BID, João Borges, o chefe Mário Duran, a especialista líder em educação do BID, Aimêe Verdisco, a assessora parlamentar Janeide Menezes e o deputado federal Alex Canziani.



Barcelona, na visão do turista londrinense que ganhou destaque internacional!

Vejam e leiam o que escreveu um turista brasileiro sobre a cidade de Barcelona, na Espanha: "O que mais me impressiona em Barcelona são os seus contornos, que a premiam, de um lado com o belo mar Mediterrâneo, e de outro, com as colinas.
No centro, uma cidade pujante, moderna e ao mesmo tempo gótica, com uma arquitetura quase indescritível, já que possui um estilo único, o estilo Gaudi. Barcelona, faz, por mágica, um efeito quase alucinógeno no turista, aguçando o seu senso de percepção, de espaço, beleza e tempo, fazendo com que todos por ela se apaixonem.
A cidade impressiona, repleta de lugares bonitos, de cafés aconchegantes, de restaurantes centenários e ótimos, de lojas elegantes, de parques belíssimos e de casas fantásticas, além de ser habitada por um povo autêntico, extraordinariamente
fiel aos seus costumes e desejos de liberdade".

Pois bem: essa observação acima foi feita por um brasileiro de Londrina. Foi escrita pelo advogado Almir Sudan, que conheceu em Cracóvia, Polônia, em 2012, uma jornalista espanhola quando visitou o complexo de Auschwitz, e ficaram amigos. Em setembro de 2016, ela lhe pediu para fazer uma observação acerca da cidade de Barcelona, que ele tanto elogiava, já que estava preparando uma matéria sobre o que os turistas estrangeiros pensavam sobre a cidade. Almir Sudan enviou-lhe, então, o texto acima. Na última segunda-feira, ele recebeu um e-mail informando que a sua observação sobre a cidade foi a escolhida como a representante da América Latina, a única, e que seria publicada em revista de grande circulação na Europa. Pediam que ele ratificasse o texto e assinasse a autorização para publicação. Serão 10 observações de turistas narrando suas leituras sobre a cidade, sendo três da Ásia, uma do Oriente Médio, duas das Américas (EUA e Brasil) e quatro da Europa. A de Almir Sudan fará a abertura da matéria, porque a escolheram como a melhor definição natural e pessoal sobre Basrcelona. Se eu fosse o prefeito de Barcelona, com esse elogio, faria uma placa e a colocaria numa praça para que todos soubessem o que os turistas estrangeiros pensam da cidade. O advogado Almir Sudan está de parabéns! Aquele abraço!

No Armazém da Moda

E chegou mais uma promoção que vai "mexer" com a grande clientela do Armazém da Moda: a Campanha Verão no Armazém! Serão sorteados 10 processadores de alimentos ao longo da estação, sendo um por sábado, de amanhã até o dia 18 de março. Para participar, o visitante deverá apenas retirar seu cupom, gratuitamente, na recepção do shopping. Preencha já o seu comece a torcer para ser sorteado.

Toshiro Okada fala do cartão!

Leitor assíduo da FOLHA, Toshiro Okada, diretor contábil da Rede CNT, que reside em Curitiba, lembra esta coluna que os juros do cartão de crédito estão muito maiores do que os 453,74%, patamar a que chegou no final de 2016. Na fatura do cartão dele, de crédito, que vencerá no dia 2 de fevereiro, ele terá que pagar a taxa de 655,03% ao ano, para financiar a fatura.
E lembra que além do cartão de crédito os juros do cheque especial também estão pra lá das alturas.




O são-paulino Fábio Vezozzo comentando que o técnico Rogério Ceni poderia promover brincadeira com peteca entre os jogadores, mas deixar que filmassem e colocassem no Facebook é falta de cuidado com o plantel.




William Amador Bueno de Moraes, o fundador do Vilão Bar, recebendo cumprimentos dos amigos e clientes pelos seus 39 anos de atividades ininterruptas na cidade. Aquele abraço!




Passo pela Metronorte da JK, que tem Wilson Bassetto como gerente, sempre muito atencioso, e percebo que o Onix continua sendo um automóvel muito procurado. Foi o carro brasileiro mais vendido no ano passado.




O turista norte-americano Joseph, de 54 anos, que foi preso porque reagiu contra um assaltante, disse a jornalistas no Rio que o marginal que ele atacou, corajosamente, tentou atirar contra ele em pelo menos


Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Bodas de Platina
José Perez Fernandes e Nair Giacominni Perez acabam de comemorar 65 anos de casados (Bodas de Platina). Ele com 89 anos e ela com 86 anos. Possuem 10 filhos, 22 netos e 5 bisnetos. O casal cresceu junto com Londrina, morando inicialmente em sitio e depois na Avenida JK. A festa, reunindo todos os seus familiares, aconteceu no hotel campestre em Águas de Santa Bárbara. Lourdes Inês, uma de suas filhas, disse que a festa foi maravilhosa. Parabéns a toda a família Perez! 12 vezes. E que pretende voltar ao Brasil.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
As telas do artista plástico Carlos Kubo estão em exposição no Imppar Odontologia. Kubo apresenta a sua nova fase de pinturas, com a série Gratidão, onde o destaque fica por conta das cores fortes, vibrantes e a nova técnica utilizada por ele. Sua inquietude e a constante busca de novas formas fez este paulistano escolher Londrina, há três anos, como sua residência. Apaixonou-se pela cidade, onde já tem muitos amigos e clientes. Ele transporta para a pintura o estado de espírito que vive. Esta exposição no Imppar está aberta ao público e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 11h30. O artista plástico está na foto com os doutores Edilson Ferreira e Marcos Kuabara, sócios proprietários do Imppar.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Festa no Royal Forest
Das mais movimentadas a confraternização do pessoal das lojas da CVC em Londrina, que aconteceu no condomínio Royal Forest, tendo Thiago Quilici e José Carlos Quilici como anfitriões.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Os 30 anos da Venco Saúde Animal foram comemorados em grande estilo, com festa que reuniu funcionários, colaboradores e diretoria da empresa, celebrando o sucesso no trabalho. A animação ficou por conta da banda Electro Beat Orchestra. Durante a cerimônia, o diretor presidente da Venco, André Paleari, agradeceu a dedicação dos funcionários e relembrou a história de empreendedorismo da empresa fundada por seu pai, Ronald Paleari, que apostou no segmento de alta tecnologia para saúde animal e construiu uma indústria de ponta em Londrina. Com o ex-prefeito Alexandre Kireeff, estão na foto Daniela Paleari, André Paleari, Roberta Chiromatzo e Jorge Chiromatzo Junior