Segurança no voo

A conversa era sobre aviões e o jornalista e são-paulino Victor Lopes, da FOLHA, disse que toda vez que entra em um avião, e encontra ou vê algum político a bordo, viaja tranquilo, pois com eles juntos, o voo será com segurança. Quando há artista de novela ou cantor também é aquela tranquilidade... Agora, quando os passageiros são desconhecidos, o perigo sempre existe... no mínimo de turbulências! Por qual razão isso acontece? Nenhuma, ao que se sabe! Mas é o que ocorre.




Domingo, dia das eleições municipais, estarão aniversariando: Maria Teresa Foratini (que foi diretora social do Clube dos 50, que fez grande sucesso na Londrina dos anos 60), Sonia Guerra (ex-Miss Porecatu), Gilda de Vasconcellos Barros (dinâmica filantropa), Luiz Jorge Barros Alves, o fotógrafo Bruno Ferraro, Carlos Frederico Maré, Nabila Haddad, Silvia Ilnick Azevedo, Nartasha Thanes Montemor e o poeta Rodrigo Garcia Lopes.




No dia 30, no Recinto Milton Alcover, na Rural, haverá festa promovida pela Escola MAF.




Hoje e amanhã nas quadras da AABB haverá vários jogos do Torneio de Futebol de Salão.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Gina Mardones
Hosken de Novaes, ex-prefeito de Londrina e ex-governador do Paraná
Comeram banana e nem almoçaram
Mineiro de Carangola, aquariano, advogado civilista brilhante, professor notável da Faculdade Estadual de Direito, José Hosken de Novaes chegou a Londrina em 1941, para chefiar o departamento jurídico da prefeitura local. E acabou sendo candidato pela UDN e foi eleito prefeito da cidade em 1963. Famoso por sua seriedade com tudo que fazia, Hosken criou a Sercomtel, o Ipolon e o Mercado Municipal do Shangri-Lá. Quando prefeito, precisou, um certo dia, ir rapidamente a Curitiba. Sempre viajava de automóvel. Mandou chamar o motorista, que não estava,porque havia ficado doente. Quem está aí então?, perguntou. Tem o Silva, responderam. Era Idalvino Silva, que hoje está com 81 anos e ainda trabalha. Hosken mandou chamá-lo e decidiu: - Vamos para Curitiba. E não podemos parar nem para almoçar! Na estrada, o prefeito de Londrina comprou bananas nanica e foram até a Capital saboreando as amarelinhas... Este era o prefeito Hosken de Novaes, sempre econômico, que em 1979 era o vice do governador Ney Braga, que renunciou ao cargo, para ser candidato ao Senado Federal. Hosken governou o Paraná entre os anos de 1982 e 1983.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Luis Philippe de Orleans e Bragança, tataraneto da Princesa Isabel, é casado com a londrinense Fernanda Miguita. Ele veio a Londrina, a convite da organização do simpósio sobre segurança, promovido por entidades policiais da cidade, que aconteceu no auditório da OAB
Ele é um dos destaques do movimento Acorda Brasil!
Hospedado na residência dos sogros, Kesae e Luiz Carlos Miguita, encontra-se em Londrina, desde quinta-feira última, Luis Philippe de Orleans e Bragança, da família real brasileira, e um dos atuantes destacados do Movimento "Acorda Brasil", que foi às ruas de São Paulo e de todo o País, pedindo o "impeachment" da então presidente Dilma Rousseff. Ele contou-nos que o pessoal do movimento se reúne sempre duas vezes por mês e antes de vir para Londrina, participou de reunião do "Acorda Brasil". O movimento, como nos disse, continua atuante, e trabalhando para que continue a luta para tornar nossa terra muito melhor para todos, pedindo a descentralização do Poder de Brasília, que é grande demais. Trabalham para que aqui seja criada a consciência de que tudo precisa ser revisto, a fim de que sejam eliminados de estados e municípios o que seria dever que cabe apenas à União. Luis Philippe, muito estudioso, é formado em Administração, com mestrado em Ciência Política, em Harvard, famosa Universidade da Califórnia, estudou também na Insead, na França. Disse que o país precisa de colher melhores resultados também na punibilidade das infrações cometidas contra a população. Lembrou que sofremos "uma verdadeira intervenção nos últimos anos". Nós brasileiros, precisamos analisar melhor a Constituição aprovada em 1988, que não admite o "recall", que precisamos ter para "poder ter o direito de revogar mandatos". Isso sim, seria democracia verdadeira. "O povo que permite que o poder exista, precisa ter condições de retirá-lo dos incompetentes e desonestos. Por isso, estudamos o melhor método de aprovar esta regra tão necessária, que parlamentares não desejam." A Constituição não pode mais "ser tão intrometida como é", em muitos casos de municípios e estados. "O governo central está bem longe de todos, e nem sabe o que um brasileiro muito pobre, ou um aposentado sofre lá tão longe de Brasília", finalizou.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Alexandre Turquino e José Moacir Turquino cuidando, full-time, do próximo leilão Dez Marcas, que está marcado para o dia 18 de outubro, no recinto José Garcia Molina, na Sociedade Rural do Paraná. Serão 1.200 animais selecionados, na passarela do já famoso evento, que estará em sua 22ª realização. Entre os parceiros convidados estão Brasilio de Araujo Neto, Bruno Bonalumi, Cássio Totene, Donizete Santos, o cantor Fabiano, Fazenda Romera, Galvão Bueno, Helena Neme Ruiz, Horácio Alvarenga Moreira, Maria Fernanda e Henrique Barros, Miguel Barbero, Serafim Meneghel, Silvio Zanin , Waldemar Neme, e outros convidados
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Luciana e Maria Eduarda de Almeida em recente e badalado evento social em Londrina



Alô Porteiro é a música que está sendo muito tocada nas emissoras de rádio do país. Gravação de uma cantora goiana, em homenagem aos porteiros de prédios de escritórios e de apartamentos.


Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Recebendo cumprimentos pela conquista dos prêmios Top Nikkey, Hugo, Suely e Nilo Kato, da Hachimitsu estão felizes. A família comemora o resultado da pesquisa em que a doceria foi a mais lembrada da cidade pelos nipo-brasileiros
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Os comentários na semana foram de elogios para o casamento da médica Fernanda Tan Miyamura com o médico Tómas Seibel. Os noivos estão com pais dela na foto, Luiz Nobuo e Márcia Tan Miyamura. Naide Souza e Sandra Nascimento cuidaram de todos os detalhes do bonito enlace. O casal viajou em lua de mel para a Itália
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O destacado cabeleireiro Mateus Saito foi o anfitrião, recentemente, em seu novo endereço em Londrina. E serviu caprichado coquetel aos convidados e a reunião festiva contou com um pocket-show da cantora Marina Fonseca. Embora bem jovem, Mateus já tem vasto currículo profissional. Ele está na foto com a modelo londrinense Fernanda Colly, que veio à cidade especialmente para prestigiar o amigo e sua nova casa



Continuam abertas as inscrições para a 4ª edição da Sicoob Rural Corre, que será realizada neste sábado, no Parque Ney Braga. A modalidade adulta, tanto a feminina como a masculina, terá provas de três, seis e nove quilômetros. A Rural Kids terá percurso de 500 metros, para crianças a partir de cinco anos. A realização é da Sociedade Rural do Paraná, tendo à frente Luly Barbero, sua diretora. Com organização geral da Capa Promoções.




Exatamente 63 residentes estão fazendo especialização simultaneamente na Santa Casa de Londrina, divididos em 9 especialidade médicas. Vinte e seis desses médicos iniciaram o programa de residência no começo deste ano. As residências oferecidas pela Santa Casa têm duração de 2 a 5 anos, dependendo da especialidade. E as inscrições para 2017 continuam abertas até o dia 1 de outubro. O número de vagas aumentou para 41, distribuídas em 10 especialidades. As primeiras provas serão realizadas dia 2 de novembro, no Colégio Portinari. O edital está no site da Iscal. É o que informa à FOLHA a assessora Edmara Michetti.




Ismael Catóia, da Rádio Cidade, de Cambé, entusiasmado com o Tubarão, estará com sua equipe especial, hoje, no Estádio do Café, para a transmissão de Londrina e Oeste. Lembrou que entre 1977 e 1982 seis emissoras estiveram transmitindo os jogos do Tubarão e hoje só a Cidade e duas de Londrina fazem a cobertura.