Pão, salsicha, purê de batata, batata palha, vinagrete, maionese. Em alguns casos, cheddar, catupiry, linguiça e outros ingredientes que, misturados todos juntos, torna-se algo inusitado. Ou melhor, vira tradição. É o famoso dogão ou hot dog, muito comum no litoral de São Paulo e imagino que em outros lugares do estado paulista e do Brasil. Experimentei, dia desses, passando por São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. E confesso: não é ruim, mas, também não é aquelas coisas. E explico: quem conhece a versão londrinense do “hot dog” se acostuma mal porque é única no mundo.

Em Londrina, acostumou-se a consumir o famoso prensadão com frango desfiado. Se não foi uma criação do famoso e inigualável Arnaldo’s, ao menos deve-se a ele a popularização da combinação. Quer me encontrar de vez em quando? Pode ter certeza que às vezes estarei por lá. É que me dá vontade de comer o lanche do Arnaldo’s, não um lanche qualquer. E minha combinação é sempre a mesma: dog frango sem salsicha, sem tomate e com bastante maionese. Sim, dizem que é esquisito comer um hot dog sem salsicha, mas, para mim, o segredo é a mistura do frango desfiado com a maionese especial. Sem contar o pão, macio e produzido por uma confeitaria londrinense que eu não sei se é segredo e poderia contar.

Mais recentemente, o grande Pedro Rezende, junto com o expert Gabriel D’Ávila lançou um prensadão semelhante. Digo semelhante porque repito ser o Arnaldo’s inigualável. Entretanto, igualmente delicioso, o lanche tem potencial para se tornar uma franquia – a notícia é de que a primeira já foi fechada para Maringá. Lá também tem Arnaldo’s, por isso, por enquanto, nada de novidade. Todavia, o Rezendog, como o lanche é conhecido, pode levar essa iguaria gastronômica ao paladar do Brasil todo, dado o alcance do youtuber londrinense.

O fato é que tem dia da semana suficiente para degustar cada um desses lanches. O que não tem, infelizmente, é espaço para o “tradicional” dogão consumido no restante do país. O gosto londrinense já se acostumou a essa mistura do frango desfiado com salsicha, tomate e maionese prensado na chapa. E toda tentativa de furar essa bolha gastronômica nem sempre é bem-sucedida. Alguns anos atrás, o curitibano e delicioso Au-Au se instalou em plena Avenida Higienópolis. Não durou muito tempo, talvez pela “rixa” entre curitibanos e londrinenses, o que é uma pena porque é um hot dog de extrema qualidade.

E para você, qual a melhor definição do que é um lanche ou hot dog?

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link