Bruxelas, Bélgica - O uso de antibióticos caiu mais de 15% entre 2019 e 2020 - durante a pandemia de coronavírus na Europa, mostram dados recém-divulgados pelo ECDC (centro europeu para controle de doenças). Apesar disso, os níveis de resistência antimicrobiana permanecem altos para várias combinações importantes de espécies bacterianas e substâncias antimicrobianas, principalmente em países do sul e do leste do continente.

Autoridades sanitárias destacam que é preciso melhorar a prevenção e o controle de infecções em hospitais e outros ambientes médicos
Autoridades sanitárias destacam que é preciso melhorar a prevenção e o controle de infecções em hospitais e outros ambientes médicos | Foto: Barbara Gindl/APA/AFP

Segundo o ECDC, mais de 670 mil infecções devidas à resistência bacteriana ocorrem por ano nos 30 países acompanhados pelo órgão, e cerca de 33 mil pessoas morrem por causa delas. O número é comparável aos da gripe, tuberculose e Aids combinados. "Vidas se perdem porque os remédios não funcionam mais e precisamos intensificar a ação global com urgência", afirmou a comissária responsável por saúde na União Europeia, Stella Kyriakides.

Segundo ela, para combater a resistência aos medicamentos, o bloco europeu endureceu a legislação sobre medicamentos veterinários e alimentos medicamentosos. Andrea Ammon, diretora do ECDC, afirma que também é preciso melhorar a prevenção e o controle de infecções em hospitais e outros ambientes médicos.

"No setor de atenção primária, muitas infecções podem ser prevenidas por meio de vacinação, etiqueta respiratória, distanciamento físico e higiene das mãos, o que reduz a necessidade de uso de antibióticos", disse.

Autoridades sanitárias destacam que é preciso melhorar a prevenção e o controle de infecções em hospitais e outros ambientes médicos
Autoridades sanitárias destacam que é preciso melhorar a prevenção e o controle de infecções em hospitais e outros ambientes médicos | Foto: Barbara Gindl/APA/AFP

De acordo com o ECDC, as medidas preventivas para evitar o contágio pelo Sars-Cov-2 também reduziram a incidência de outras infecções do trato respiratório na Europa em 2020, o que mostra a eficácia desses métodos, por um lado, e explica parte da redução no consumo dos remédios.

Hans Kluge, diretor para a Europa da OMS (Organização Mundial da Saúde), disse que um problema adicional é que, principalmente no leste do continente, a venda desses fármacos sem receita médica nem controle ainda é disseminada. "Esses antibióticos disponíveis são frequentemente os associados com maior risco de desenvolver resistência. A Covid está nos forçando a lutar contra várias ameaças à saúde, e a resistência é uma das mais graves", afirmou Kluge.

De acordo com o ECDC, eram resistentes a pelo menos um grupo antimicrobiano mais da metade das amostras relatadas de Escherichia coli, uma das mais frequentes causas no mundo de infecções intestinais e urinárias. No caso da Klebsiella pneumoniae, que pode causar pneumonia, infecções sanguíneas, urinárias e pós-operatórias, a resistência foi encontrada em um terço das amostras. A resistência combinada a vários grupos antimicrobianos foi frequente, afirma o relatório.