O desenvolvimento da indústria local e a qualidade do atendimento da saúde pública são temas centrais da disputa eleitoral em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) este ano. O atual ocupante da principal cadeira da prefeitura, Sergio Onofre (PSC), tem outros seis adversários para disputar a reeleição em 15 de novembro. Ciente de que o pleito funciona como uma espécie de referendo de aprovação de sua administração, Onofre afirmou que campanha, só depois do expediente. “Como prefeito, estou trabalhando das 8h às 17h e só saio para fazer campanha depois. Continuo trabalhando do mesmo jeito e a campanha é feita atendendo a todos os critérios exigidos para evitar a Covid-19”, afirmou em entrevista à FOLHA.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito de Arapongas enfrenta seis oponentes para tentar se reeleger
| Foto: Sérgio Ranalli/6-8-2015

Pelo Pros, a vereadora Angélica Enfermeira, que formava a base aliada de Onofre na Câmara, propõe uma gestão participativa, caso eleita. “Somos a única coligação que tem seu plano criado a partir da atuação popular. Busco acolher e reconhecer o anseio da mudança, através da perspectiva de uma boa política, encontrada em nosso grupo livre da corrupção”, garantiu. Já o ex-vereador por quatro vezes – ex-presidente do Legislativo local – Dr. Valdecir Oliveira (PRTB) afirmou sua proximidade com a população graças aos quase 40 anos como médico obstetra. Ele apontou grande preocupação com a saúde. “Precisamos responder como uma cidade que está entre as 20 maiores arrecadadoras de impostos enfrenta tantas dificuldades nos hospitais”, questionou.

O pecuarista Guto Grassano disputa o pleito pelo Podemos e disse perceber por parte do eleitorado resistência à reeleição de Onofre, especialmente ao que diz respeito aos investimentos em saúde e de geração de empregos. “Quero retomar o progresso do nosso setor industrial, que foi tão pujante e reconhecido internacionalmente. A ideia é promover a criação e reestruturação de novos parques industriais incentivando a diversificação”. Ex-vice-prefeito do município, Pedro Paulo Bazana (PV) afirmou que, mais do que um perfil de um gestor de obras, o próximo prefeito precisa ver as pessoas de perto. Para isso, tem um forte apelo na educação. “Vamos criar a universidade da criança, onde iremos trabalhar com projetos da primeira infância, além do projeto de contraturno escolar para reforço”, detalhou.

Já o empresário Fernando Gauchinho (PTC) também defendeu uma diversificação no setor industrial, com a preocupação de que uma possível crise na área possa aumentar o desemprego. “Precisamos incentivar o ramo têxtil, montadoras de componentes eletrônicos e a área de alimentícios, para que nossa população araponguense não fique refém do ramo moveleiro, apesar de garantir meu apoio à categoria”, explicou. Ele ainda defendeu ampliar os projetos de habitação popular e disse pretender cortar em até metade os cargos comissionados. O ex-prefeito por três vezes Waldyr Pugliesi (MDB) afirmou que decidiu se candidatar aos 84 anos por causa do apelo popular. Ele já sabe qual primeira medida irá tomar se reassumir o posto. “Preciso ver com técnicos a verdadeira situação do município, a partir de então elaborar juntamente com pessoas qualificadas um planejamento que venha ao encontro das necessidades da cidade”, concluiu.