Concorrem ao posto de candidato à Presidência da República os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.
Concorrem ao posto de candidato à Presidência da República os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. | Foto: Reprodução/Twitter PSDB

O aplicativo para escolher o representante do PSDB na eleição à Presidência à República em 2022 apresentou instabilidade e por esta razão o partido suspendeu a votação. A direção decidiu pausar a eleição, enquanto isso os votos serão lacrados, não serão contabilizados e quando houver aval técnico para a retomada da votação será marcada uma nova data para a votação pelo aplicativo. Personalidades do partido como Fernando Henrique Cardoso e José Serra, por exemplo, não conseguiram votar. A votação começou às 7 horas pelo app (filiados sem mandato e vereadores) e às 8 horas para quem votou presencialmente em Brasília (governadores, prefeitos, congressistas e dirigentes do partido), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado no Plano Piloto da capital federal. Até o momento não há previsão do dia e horário da divulgação do resultado.

Aplicativo utilizado na votação das prévias apresentou instabilidade e votação foi prorrogada em três horas.
Aplicativo utilizado na votação das prévias apresentou instabilidade e votação foi prorrogada em três horas. | Foto: Divulgação/PSDB

Em nota, o PSDB afirmou que concluiu às 18horas deste domingo o processo de votação em urna eletrônica para a escolha do candidato do partido à presidência da República. "O processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias. Os votos registrados neste domingo estão preservados e o PSDB está definindo, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado. O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022. Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo deste domingo serão totalizados ao final do processo de votação. A integridade e a segurança do sistema estão totalmente preservadas. Todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados.."

Anteriormente, a votação tinha a previsão de ter encerrado às 15 horas e o anúncio seria feito às 19 horas deste domingo. O sistema sequer suportou uma hora de funcionamento. Pelo menos 26 mil filiados ao PSDB de São Paulo enfrentaram dificuldades para votar nas prévias presidenciais neste domingo (21). A executiva nacional emitiu um comunicado destacando que o problema é a validação facial, que sobrecarregou os servidores. As pessoas que não conseguiram votar alegaram que colocaram os dados no aplicativo e na hora de tirar a fotografia para o reconhecimento facial, o processo paralisava e não era concluído. Concorrem ao posto de candidato à Presidência da República os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.

Esta é a primeira vez que o partido implementa prévias presidenciais. Atualmente a sigla possui 1,3 milhões de filiados, contudo somente 44.700 podem participar da votação. O aplicativo “Prévias PSDB” foi criado para que filiados sem mandato e vereadores possam escolher seus candidatos à distância. Pelo programa existem 39.737 filiados cadastrados e aproximadamente 4 mil vereadores. A ferramenta foi desenvolvida pela Faurgs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)e foi auditada pela empresa Kryptus, especialista em segurança cibernética. O serviço teria custado ao partido R$ 1,25 milhão.

Uma das suspeitas é de que o problema teria ocorrido porque as empresas de tecnologia contratadas não teriam adquirido licenças suficientes da Microsoft para suportar o reconhecimento facial de todos os filiados. Outra hipótese aventada por dirigentes do partido é a de que o aplicativo tenha sido atacado por crackers (que quebram códigos de segurança de forma criminosa) .

A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Faurgs, mas não conseguiu.

O presidente estadual do PSDB em São Paulo, Marco Vinholi, divulgou um comunicado sobre essa instabilidade. “Desde às 8 horas da manhã deste domingo, 21/11, até este momento o aplicativo Prévias PSDB vem apresentando instabilidade, o que tem impossibilitado os filiados de votarem. Até o momento, 12:30, foram 4:30 praticamente sem o funcionamento do aplicativo”, expôs o comunicado.

O Governador João Dória afirmou por meio de seu Twitter que ele e Arthur Virgílio participaram de reunião com Bruno Araújo, presidente do PSDB. "Nossa posição é clara. Queremos prévias, lisura e que todos os filiados cadastrados tenham direito garantido ao voto!" Após o dia tumultuado, o grupo de Dória defendeu que a votação seja concluída no domingo que vem (28).

Concorrem ao posto de candidato à Presidência da República os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.
Concorrem ao posto de candidato à Presidência da República os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. | Foto: Reprodução/Twitter PSDB

Arthur Virgílio afirmou que é um anti- candidato. "Para renovar efetivamente o PSDB eu entendo que é preciso ter atitudes fortes. Eu entrei hoje livremente como um passarinho. Eu não tenho nada, não tenho bancada. Eu simplesmente entrei para dar um recado de Amazônia de democracia de respeito à diversidade de respeito mulher, contra o racismo." SObre os problemas na votação, ele afirmou: "Defendemos as prévias e a lisura do pleito. As pessoas não estão conseguindo votar e isso é descabido. Mas a democracia deve prevalecer, sempre! No Amazonas, já seria difícil uma eleição normal no interior. Pessoas se reuniram para votar e não estão conseguindo. Sempre defendi votação universal, não foi possível e eu aceitei. Agora, não posso aceitar que aqueles que se cadastraram não possam exercer seu direito de voto."

Tanto Virgílio como Dória chegaram a anunciar uma entrevista coletiva no fim da tarde, mas ela foi cancelada.

Eduardo Leite ressaltou que o processo da escolha do candidato à Presidência gera divisão momentânea. "Mas passado o processo e o resultado tenho absoluta certeza de que o partido estará Unido no único propósito, que é tirar o país dessa polarização que gera tantos prejuízos para a população. Nós vamos unir o PSDB e depois vamos unir o Brasil", declarou. O grupo de Eduardo Leite prefere que a votação das prévias seja retomada em fevereiro de 2022, mas, pessoalmente, o pré-candidato não defende que isso seja protelado até o ano que vem.

João Dória e Arthur Virgílio emitiram uma nota conjunta. Veja a seguir:

*NOTA EM RESPEITO AOS FILIADOS DO PSDB*

"Desde o início do processo de prévias, as campanhas dos candidatos do PSDB à presidência da República, João Doria e Arthur Virgilio, defenderam a ampla participação de todos os filiados.

Defenderam também a utilização de urnas eletrônicas, que regem o sistema eleitoral brasileiro de forma segura, simples e transparente.

Foi alertado durante todo o processo sobre a fragilidade do aplicativo e os problemas de instabilidade e insegurança que o modelo proposto poderia trazer para as primárias.

Mesmo diante dos alertas de ambas as campanhas e da Kryptus, auditoria contratada pelo próprio partido para garantir a lisura da eleição, a direção do PSDB optou por manter o contrato com a FAUGRS (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sediada em Pelotas) e o uso da plataforma.

Diante das inúmeras falhas do próprio aplicativo, ocorridas durante o todo o processo de votação, neste domingo (21), se faz necessário o ajuste imediato do aplicativo.

É urgente retomar o processo de escolha do candidato em respeito aos filiados tucanos e o seu direito de votar.

Tanto Doria quanto Arthur Virgílio defendem a data do dia 28 de novembro, próximo domingo, para que o processo de prévias se encerre de forma rápida, eficiente e justa. Lembrando que o prazo já era previsto em resolução pela Comissão das Prévias como um possível segundo turno.

Prolongar ainda mais o processo de prévias seria um desrespeito aos filiados tucanos e ao processo democrático. "

SÃO PAULO

Em São Paulo, o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, foi homologado pela comissão executiva estadual do PSDB como candidato ao Palácio dos Bandeirantes em 2022. (Texto atualizado às 18h19)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.