Crimes no trânsito
A decisão da 1ª Câmara do Tribunal de Justiça do Paraná em reduzir a pena do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho para mudar o regime da prisão de fechado para semiaberto é de causar nojo de determinadas instâncias do nosso judiciário. Como no nosso decrépito sistema prisional raramente existem instalações adequadas para o cumprimento de pena no semiaberto, certamente o réu cumprirá a pena em liberdade. Depois de nove anos esperando por Justiça e de um julgamento legítimo e bem fundamentado através de júri popular, quando o juiz presidente da sessão, ao ler a sentença, destacou que a pena estabelecida para prisão em regime fechado contribuiria para mudar o hábito da violência no trânsito, eis que dois desembargadores do TJ resolveram insultar a sociedade paranaense, decretando essa vergonhosa impunidade. No entendimento deles, dirigir sem habilitação, alcoolizado e em altíssima velocidade, provocando mortes, não é grave. Assim, dificilmente reverteremos a nossa trágica estatística de mortes no trânsito.
Ludinei Picelli (administrador de empresas), Londrina


Ano do Laicato
A Igreja Católica está encerrando o Ano Nacional do Laicato. Ano este que veio para estimular o protagonismo dos cristãos leigos na Igreja. A Comissão Episcopal Especial, da CNBB, preparou um Projeto para todas as Dioceses e Arquidioceses do Brasil. A mística do Ano enfatizou o papel dos "cistãos leigos a serviço do Reino"! A Diocese ou Arquidiocese que não se enquadrou nesta diretriz tornou-se retrógrada. Lamentavelmente, a nossa, em Londrina, aí se enquadra. Muitos cristãos leigos, que mantém a Igreja, estão indignados por não participarem das principais decisões, como o rodízio em massa dos padres nas paróquias de Londrina. Pois, transferir por transferir não faz sentido. Está faltando uma análise prévia consistente do planejamento e dos projetos religiosos e sociais de cada paróquia para depois se decidir e não simplesmente trocar para ver como vai ficar. Esta atitude desune e desintegra, contrariando a posição do Papa Francisco que considera os cristãos leigos como "verdadeiros sujeitos eclesiais".
Aurelino M. da Costa Filho (engenheiro químico) - Londrina

■ As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação. As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. E-­mail: [email protected]