A Vigilância Sanitária de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) interditou parcialmente na sexta-feira (10) um lar de idosos da cidade, em razão de casos confirmados e óbitos pela Covid-19 em alguns internos. A secretaria municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (13) a remoção dos idosos do lar não contaminados para a Escola Municipal Sebastião Feltrin.

Escola Sebastião Feltrin já foi desinfectada para receber os idosos
Escola Sebastião Feltrin já foi desinfectada para receber os idosos | Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação

De acordo com o município, todos os idosos assintomáticos serão testados novamente antes da remoção e tanto o lar quanto a escola Sebastião Feltrin passarão por sanitização e desinfecção. A direção da instituição não quis se pronunciar sobre a medida de interdição, mas informou, por meio de nota, que a intervenção da Vigilância Sanitária se restringe a ala dois onde estão abrigados 31 idosos. O lar relatou ainda que a ala um foi isolada após o primeiro caso confirmado de infecção por coronavírus.

LEIA TAMBÉM:

Paraná ultrapassa marca de mil mortes por coronavírus

Universidades do PR desenvolvem método de apoio a diagnóstico de Covid-19 por Raio-x

“Desta forma, os funcionários que trabalham na ala um não têm contato com os funcionários da ala dois. Tal medida foi tomada por iniciativa da instituição, para proteção de pacientes e funcionários. Com relação a ala dois, a mesma dispõe atualmente de dois espaços para isolamento de casos positivados, além de mais um quarto para casos suspeitos, buscando também separar o espaço de convivência para os mesmos”, ressaltou a instituição.

O prefeito de Rolândia, Doutor Francisconi, frisou que familiares de 15 pacientes assintomáticos foram procurados para que pudessem levar os idosos para casa durante este período, mas a instituição destacou que a totalidade das famílias procuradas não têm condições financeiras, humanas e psicológicas de receberem os idosos.

icon-aspas “Mesmo com todos as medidas de prevenção e proteção, a disseminação do vírus em um Instituição de longa permanência de idosos excede nosso controle, faz-se necessário assim, um isolamento mais eficaz e ampliado"

“Os idosos ficarão o tempo que for necessário no novo espaço até a garantia que o vírus não esteja mais circulando no ambiente do lar. Foi necessária esta interdição para que pudesse ser garantida a assistência necessária para os idosos, além de garantir a saúde dos assintomáticos e dos funcionários e colaboradores”, afirmou o prefeito.

No novo espaço todos os cuidados aos idosos continuarão a serem feitos pela instituição, assim como a remoção, transporte, imobiliário, funcionários e alimentação também serão de responsabilidade do lar. “Mesmo com todos as medidas de prevenção e proteção, a disseminação do vírus em um Instituição de longa permanência de idosos excede nosso controle, faz-se necessário assim, um isolamento mais eficaz e ampliado. Continuaremos nosso trabalho de cuidar dos idosos com todo empenho, com esperanças de que esta dura fase irá passar”, escreveu a instituição.

A secretária de Saúde do município, Marisa Mendes Ferreira, confirmou a infecção por coronavírus de vários internos e também de óbitos, mas preferiu não revelar os números. "A retirada dos idosos é para que possa ser feita a desinfecção desta ala e para evitar a contaminação dos demais internos", frisou.

Segundo o último boletim epidemiológico do município, Rolândia tem 182 casos confirmados da Covid-19 e 12 óbitos.