Maioria dos casos estão concentrados nas zonas leste (542) e norte (533)
Maioria dos casos estão concentrados nas zonas leste (542) e norte (533) | Foto: Cadu Rolim/ Fotoarena/ Folhapress

Londrina atingiu o número de 1.663 confirmações de dengue somente neste ano. A quantidade de casos, divulgada nesta quarta-feira (19) pela secretaria municipal de Saúde, cresceu cerca de mil em relação à listagem da semana passada. Entretanto, a diferença está distribuída entre as oito semanas epidemiológicas calculadas pela pasta e não somente nos últimos sete dias.

A cidade tem, desde o início de janeiro, 7.074 notificações, com 268 casos descartados e 5.144 ainda em análise. A secretaria confirmou um quinto registro em investigação de morte causada pela doença. A vítima é um homem, de 81 anos, morador da zona sul e que estava internado na Santa Casa. Ele tinha comorbidades associadas e faleceu no domingo (16).

Apesar do atestado do hospital ter indicado que o óbito foi em decorrência de dengue hemorrágica, o caso é estudado por um comitê de mortalidade, formando por membros do município e do Estado. “Seguimos um protocolo determinado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e todo o óbito passa por este comitê”, destacou Sonia Fernandes, diretora de Vigilância em Saúde. A expectativa é que na próxima semana possa ser atualizado este e os outros quatro casos fatais, sendo um idoso e três pessoas de meia idade.

A maioria das confirmações continua concentrada nas regiões leste e norte, com 542 e 533, respectivamente. “Ainda não chegamos ao pico de casos que podem ocorrer. Infelizmente, o que vemos é que os focos dos mosquitos permanecem dentro das casas. É uma situação que tende a se agravar. Nas próximas duas semanas é provável que piore”, alertou.

CENTRO DE ATENDIMENTO

Por conta da grande incidência e procura por parte da população por auxílio, a zona norte do município vai contar, a partir de março, com um centro de atendimento especializado para tratamento de dengue. A unidade vai funcionar no CCI (Centro de Convivência do Idoso) da localidade, situado no cruzamento da rua Luiz Brugin com avenida Saul Elkind. O funcionamento será diário, das 7h à 1h.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, vão atuar no centro os profissionais que serão contratados temporariamente por meio de teste seletivo. Terão prioridade no atendimento os idosos. “Consequentemente, irá reduzir o número de pacientes que atualmente estão procurando o Pronto Atendimento do Maria Cecília”, destacou. A estimativa é que o lugar tenha de seis a oito leitos e 40 poltronas de hidratação.

A assistência dada aos idosos no CCI vai ser transferida para outros espaços das proximidades. “Os idosos não terão prejuízos nas atividades e ações. Estamos procurando parceiros próximos para que recebam as atividades dos idosos pelos próximos 60, 70 dias, que temporariamente o CCI vai estar cedido para a secretaria da Saúde”, garantiu Andrea Ramondini, secretária municipal do Idoso.

CONTADORES

Serão instalados nesta quinta-feira (20) no jardim Santa Fé (zona leste) e no conjunto União da Vitória (zona sul) dois contadores de mosquitos. Os equipamentos fazem parte do pacote de mil armadilhas disponibilizadas por uma empresa particular para teste pela prefeitura pelos próximos 30 dias. Os aparelhos ficarão nos locais por aproximadamente dez dias. Posteriormente, voltarão a ser instalados na fase final do projeto.

“Isso é para termos uma análise técnica segura para recomendar ou não a continuidade das armadilhas dispersoras de inseticida no município. Este equipamento aspira os mosquitos que passam perto e faz a contagem de quantos ficam retidos, diferenciando o Aedes dos demais”, explicou Sonia Fernandes.

Atualizada às 19h