GERAL

Cresce em 24% no PR população de rua inscrita no CadÚnico

Em Londrina, até agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social tinha 642 pessoas em situação de rua inscritas no cadastro único. E em novembro do ano passado eram 603, crescimento de 6,46%.
FOTO: Roberto Custodio
Jacqueline Micali, titular da pasta da Secretaria Municipal de Assistência Social, afirmou que toda população de rua é encaminhada para o CadÚnico, mesmo que muitos não reconheçam o nome da fonte que dá os benefícios.
FOTO: Roberto Custodio
“Quem faz uso intenso de substância ou tem problema psiquiátrico e está em mocó, mesmo que a gente queira, informe e marque o dia, não tem condição de fazer o cadastro único, então os encaminhamentos são outros.”, afirma Micali sobre a dificuldade de ajudar estas pessoas
FOTO: Roberto Custodio
O defensor público do Estado do Paraná Antônio Vitor Barbosa de Almeida destacou que o CadÚnico sempre apresenta uma margem de subnotificação, já que uma parcela dos usuários não realiza ou não consegue acessar sua inscrição no cadastro.
FOTO: Roberto Custodio
O NUCIDH (Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos) da DPE-PR (Defensoria Pública do Estado do Paraná) cobra políticas públicas mais efetivas e intersetoriais para a população de rua do Paraná
FOTO: Roberto Custodio
A falta de serviços voltados para a população em situação de rua pode ser resolvida com políticas públicas e expansão de serviços da assistência social, avalia o NUCIDH.
FOTO: Roberto Custodio