A Secretaria Municipal de Saúde apresentou novo relatório sobre os casos de dengue em Londrina. Já foram confirmados 111 pessoas doentes e outros 863 casos estão sendo investigados. Grande parte das pessoas infectadas se encontra na zona sul, que já registrou 88 casos. Ao todo dez pessoas precisaram de internação, sendo que duas em estado mais crítico que foram atendidas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). "Os números preocupam muito. Inclusive tivemos três casos do vírus tipo 2, que são delicados. As crianças são motivo de maior preocupação. Ao surgirem os primeiros sintomas, elas devem ser encaminhadas às unidades de saúde. Ter febre por dois ou três dias e depois passar é um sinal preocupante", alertou o secretário de Saúde, Felippe Machado, em entrevista coletiva na sede da secretaria, na tarde desta quinta-feira (21).

O combate aos focos dos mosquitos Aedes aegypti tem sido feito através da aspersão de veneno com os carros conhecidos como fumacê. Ao todo são dez veículos cedidos pelo governo do Estado, que circulam por toda a cidade no turno da manhã, entre 6h e 10h30, e da tarde, que se inicia às 16h30 e termina à noite, às 23h. Para aumentar a eficácia, as famílias devem manter portas e janelas abertas, cobrir gaiolas de pássaros e retirar pratos de comidas e água de animais domésticos. Além disso, 240 agentes circulam vistoriando imóveis com possíveis focos de mosquitos e larvas. "Segundo eles relatam, 80% dos locais têm a presença do mosquito e um grande número de pessoas não permite a entrada dos agentes", explicou Machado.

É importante lembrar que são necessários cinco ciclos de fumacê, num período médio de 20 dias, para o controle da reprodução do Aedes aegypti. A temporada de chuvas e o calor, típicos do verão, formam ambiente perfeito para a proliferação do inseto. A Secretaria de Saúde promoveu em parceria com a CMTU (Companhia Municipal de Transporte e Urbanização) a limpeza em fundos de vale nas áreas do Zerinho e no Jardim Piza, ambos na zona sul. "Estamos fazendo tudo o que é possível para combater os focos do mosquito, mas contamos com a população para que cuide de suas casas. Todos devem estar cientes de sua responsabilidade", cobrou o secretário.

Com o intuito de melhorar o atendimento dos casos de dengue na zona sul, região em que a doença já apresenta concentração típica de epidemia, a prefeitura irá ampliar o horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde Itapoã, na rua Benedito José Theodoro, 258, no Jardim Itapoã. A partir da próxima terça-feira (26), a população poderá ter atendimento até as 23h. "Nos casos de dengue é necessário que seja feita a hidratação intravenosa, por isso, tomamos essa decisão, mas o atendimento será exclusivo para suspeita de dengue", concluiu Machado.