A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou nesta terça-feira (21) o boletim atualizado da dengue, que aponta 7.618 casos confirmados da doença no Paraná de agosto de 2019 até esta terça (21). O número divulgado no novo boletim representa um aumento de 25,54% em comparação ao balanço divulgado no último dia 14. No período de agosto de 2018 a janeiro de 2019, o Paraná registrou 154 confirmações da doença - em comparação ao atual período, houve um aumento de quase 5.000% no número de casos confirmados.

Epidemia de dengue já atinge 24 municípios paranaenses
Epidemia de dengue já atinge 24 municípios paranaenses | Foto: Lalo de Almeida/Folhapress

Em relação ao número de notificações, durante o período de uma semana, houve aumento de 6.461 notificações. Ao todo, são 32.012 em todo o estado. A 17ª Regional de Saúde contabiliza o maior número de casos notificados. São 6.898 casos suspeitos. Londrina é o município com maior número de casos suspeitos, somando 3.596 notificações. Foz do Iguaçu contabiliza 2.971 suspeitas e Paranavaí, 2.230. A 14ª Regional de Saúde de Paranavaí é também a que registrou o maior número de casos confirmados da doença. São 2.711 confirmações até esta terça.

EPIDEMIA

Vinte e quatro municípios estão em situação de epidemia de dengue. Dois deles atingiram o patamar nesta semana: Bandeirantes e Ivaiporã. Os demais são: Braganey, Juranda, Nova Cantu, Peabiru, Quinta do Sol, Douradina, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Paraíso do Norte, Paranavaí, Santa Isabel do Ivaí, Tamboara, Ângulo, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Paranacity. Uniflor, Florestópolis, Sertaneja e Guaíra. Conforme dados do boletim, outros 27 municípios estão em situação de alerta. As cidades com maior número de casos confirmados são Inajá (577); Nova Cantu (569); Paranavaí (549) e Quinta do Sol (440).

LONDRINA

Até o último dia 14, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, do início deste ano até esta data, o município já havia registrado 500 casos suspeitos da doença. Por isso, a Saúde prevê que Londrina pode estar caminhando para uma nova epidemia de dengue, considerada a pior da história da cidade. Para evitar que uma nova epidemia aconteça no município, várias medidas estão sendo adotadas pela Saúde.

Nesta quarta-feira (22), às 8h30, o anfiteatro do Centro de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) receberá lideranças de vários segmentos junto com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, para que seja lançada a campanha "Londrina Unida contra a Dengue". Além disso, será divulgado o resultado do primeiro LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) do ano com o objetivo de propor alternativas e iniciativas para evitar que a doença avance ainda mais na cidade.

Segundo a prefeitura, é importante lembrar que Londrina está sem o inseticida utilizado para eliminar o mosquito. O produto é enviado pelo governo federal. O Ministério da Saúde prevê que o inseticida voltará a ser enviado no mês de fevereiro. "É importante salientar que a maioria dos focos do mosquito da dengue não está no mato e sim dentro das residências. Mesmo assim, a prefeitura, junto com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), está ampliando o trabalho de corte de mato em terrenos particulares. Alerto os proprietários desses terrenos para que cortem o mato e limpem os seus terrenos, pois cidadão precisa ter a consciência de que se ele um terreno vazio é necessário cuidar. Se cada um fizer a sua parte, com certeza vamos minimizar muito o problema da dengue aqui em Londrina", alertou o prefeito Marcelo Belinati.

Inclusive, a prefeitura oferece um canal direto para atuação no combate à dengue e outras doenças: o Disque-Dengue. A ligação é gratuita e a ideia é que as pessoas possam denunciar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. O número é o 0800-400-1893.