Depois de conquistar a vaga entre os aprovados de um dos vestibulares mais concorridos do Paraná, o candidato precisa confirmar a matrícula para garantir uma cadeira no curso de graduação escolhido na UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Segundo a pró-reitora de Graduação, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, para se tornar um aluno da universidade, os 2.541 aprovados precisam confirmar as vagas em duas etapas. A primeira fase vai até o dia 14 de maio, prazo máximo para que o candidato realize a pré-matrícula pelo site www.uel.br/portaldoestudante.

Ela ressaltou que a UEL vai manter o formato para preenchimento dos dados 100% digital, que foi adotado durante a pandemia por questões sanitárias. “A segunda etapa da matrícula precisa ser feita por todos os novos estudantes até cinco dias úteis depois do início do ano letivo pelo mesmo endereço na internet”, acrescentou.

A abertura do ano letivo previsto para 17 de julho também marca o começo dos novos projetos pedagógicos dos 52 cursos de graduação da UEL, que foram reformulados com pelo menos 10% de carga horário de atividades extensionistas para aplicação prática dos diferentes conhecidos das exatas, humanas ou biológicas em atendimento da sociedade.

“Atender a comunidade faz parte dos pilares da UEL, que tem no ensino, na pesquisa e na extensão os fundamentos da universidade”, destacou Maria Elisa Cestari, diretora de assuntos acadêmicos da Prograd (Pró-Reitoria de Graduação).

O ano letivo vai até 16 de maio de 2024 e o descompasso com o calendário civil é justificado pelo período de pandemia da Covid-19 a partir de 2019, último ano com atividades acadêmicas iniciadas em fevereiro e finalizadas em dezembro.

LISTA DE ESPERA

Os prazos e datas disponíveis no Manual do Candidato também são importantes para os interessados em entrar na lista de espera do Vestibular da UEL. Os candidatos que não foram aprovados na primeira chamada podem declarar interesse pelo site www.cops.uel.br até o próximo dia 15. No dia seguinte, às 17h, a UEL divulga oficialmente os nomes dos integrantes da Lista de Espera. A partir do dia 22, a universidade passa a divulgar as convocações extras com datas agendadas até o dia 10 de julho, quando ocorre a 7ª chamada, mas nos últimos processos seletivos até nove convocações foram realizadas para preenchimentos das vagas. Se convocado, o candidato também deve realizar a pré-matrícula, imediatamente, para garantir o ingresso na UEL.

#EU RESPEITO

Nos últimos cinco anos, a UEL promoveu a campanha “Antes de Tudo # Eu Respeito” para marcar a recepção dos novos estudantes no campus da universidade com ações e temas que envolvem pluralidade, direitos humanos e cultura da paz.

“As atividades não duram apenas um dia e são coordenadas por alunos e docentes em gincanas ou ações que buscam arrecadar alimentos, fraldas ou prestar serviços no atendimento da comunidade. O participante recebe o primeiro certificado na universidade que é o Ser UEL”, explicou a pró-reitora, que ainda destacou mudança de cultura com a abolição dos trotes. “É uma campanha sólida e eficiente. Em 2022, nenhuma denúncia foi registrada na ouvidoria em virtude da recepção dos calouros”, acrescentou Carvalho.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.