Acordar de manhã pode ser produtivo para algumas pessoas, mas, segundo a psicóloga Priscila Sakuma, do Núcleo Evoluir, em Londrina, é preciso observar fatores como a biologia do próprio corpo, o histórico de vida e a atividade executada para não perder qualidade de sono ao tentar se encaixar em regra que pode não ser a mais adequada para você.

"O nosso organismo vai se adaptando à nossa rotina. Tem pessoas que produzem mais à noite, outras à tarde e outras pela manhã", aponta. A psicóloga afirma que, apesar de algumas pesquisas mostrarem que a liberação de hormônios melhora a produtividade de manhã, é preciso ter uma avaliação da rotina individual. "Quem trabalha até tarde da noite, por exemplo, não consegue dormir mais cedo e vai precisar acordar mais tarde no outro dia", defende.

Outra questão é a qualidade do sono. "Algumas pessoas precisam de quatro horas de sono, outras precisam de oito, algumas de nove. Isso depende também da qualidade do sono, então é difícil estabelecer que para uma pessoa ser produtiva precisa acordar cedo, pois é uma regra que não cabe a todas as pessoas", critica.

Para Sakuma, alguns fatores são determinantes na produtividade diária, como a estrutura biológica, pois isso influencia na forma como cada indivíduo reage aos estímulos durante o dia; o histórico de vida, que leva a hábitos de produção em determinados períodos; e a própria atividade, pois algumas exigem horários fixos de execução. Esses são alguns fatores que vão determinar os horários de pico produtivo.

FASES DA VIDA

Outra questão é que cada estágio da vida exige determinado tempo de sono, interferindo nas atividades diárias. "Adolescente dorme muito, a pessoa idosa acorda muito cedo, nosso comportamento vai mudando e muda também a necessidade do sono. Existem muitas variáveis que vão nos influenciar no decorrer da vida", indica. Por isso, é preciso identificar em qual momento você se encaixa antes de determinar o tempo de descanso.

QUANDO PRODUZO MAIS?

Para descobrir o momento mais produtivo do seu dia, a psicóloga indica a auto-observação. "Ver como está a qualidade do sono, como acorda e como produz em cada período. É preciso ter autoconhecimento, observar a rotina, planejar, organizar e perceber quando realiza melhor as atividades", afirma.

Mesmo assim, Sakuma afirma que algumas atividades serão melhores executadas em períodos diferentes, por isso indica a organização para compreender e planejar os horários da agenda sem ser rígido consigo mesmo. "É preciso colocar no papel essa organização, pensar no seu tempo, calcular, ver se está dormindo o suficiente e como está a saúde. Para isso, é preciso flexibilidade. Assim, consegue realizar as tarefas sem que os imprevistos atrapalhem o resto do seu dia", indica. (L.T.)