A arquiteta Bianca Nunes: em projetos para espaços reduzidos, a palavra que se destaca é otimização
A arquiteta Bianca Nunes: em projetos para espaços reduzidos, a palavra que se destaca é otimização



O trabalho do arquiteto muitas vezes é relacionado aos grandes apartamentos e casas de luxo, mas é possível utilizar o conhecimento técnico do profissional também em ambientes menores. A ajuda pode amenizar problemas com a obra e propiciar novas soluções para adequação do espaço com a rotina dos moradores.

"Sempre tive o sonho de contratar um arquiteto, mas achei que fosse muito caro. Achava que eu não ia ter como pagar. Pensava que era só para espaços grandes, chiques", conta a moradora de um apartamento de 65 metros quadrados. Depois da experiência de ajuda do profissional, reconsiderou a ideia. "Hoje, se eu fosse fazer um banheiro, eu chamaria um arquiteto, porque vou ficar a vida inteira olhando para aquele banheiro. Vou gastar dinheiro sendo que não teve um estudo antes?", questiona.

O medo dos custos é um dos principais motivos para se evitar a procura do profissional. "O investimento vai ser feito de qualquer forma. O cliente vai ter que mobiliar, mexer em iluminação, trazer os eletrodomésticos. Então ele vai ter que fazer isso. O valor de um projeto gira em torno de 5% a 10% do valor que ele gasta para executá-lo", conta a arquiteta Bianca Nunes.

Imagem ilustrativa da imagem Arquiteto em espaços pequenos?



Ao mesmo tempo, ressalta que a maior parte dos clientes do apartamento pequeno já possui orçamento reduzido. "Então ele quer fazer tudo no espaço super pequeno com preço mais reduzido. Dá para fazer, mas é bem mais complexo", explica Nunes. Por isso, ela acrescenta que o trabalho é mais complicado, pois é necessário contemplar todas as atividades do cliente em um espaço reduzido.

Mas nada é impossível. É preciso priorizar a essência e o básico. "Menos coisas, apostar em qualidade, trazer as necessidades do cliente de um modo simples. Todo mundo gosta de ficar à vontade, de não ter que ficar sempre mostrando algo que não é. A pessoa quer realmente essa liberdade de ser quem ela é", defende.

Nesses projetos, a palavra que se destaca é a otimização. Aproveitar cada centímetro de um armário, saber a disposição correta do móvel para facilitar a rotina. A dica é fazer armários menos profundos, utilizar espelhos e aplicar cores claras para a sensação de ampliação e saber usar a iluminação a favor do espaço. (L.T.)