De acordo com a Abimap, os pães industrializados estão em 80% dos lares brasileiros
De acordo com a Abimap, os pães industrializados estão em 80% dos lares brasileiros | Foto: iStock

"Mesa sem pão, comida de cão". A máxima dos portugueses faz do pãozinho um nobre. Na medida, não é ele o vilão. O glúten, aos que com ele podem, também não. E são vários os formatos e tipos de pão - do café à ceia, enriquecem a mesa e a refeição. Torrado, sovado e recém-saído da fornalha, o pão é um alimento simples, democrático e de fácil combinação. O pãozinho francês com manteiga e sua popularidade são tão perfeitos como o pão italiano é para o foundue. Tem pão pra toda hora e até a salada - quem diria, tem um toque de carboidrato com o croc-croc dos croutons. Da casta crocante ao miolo que vicia, o pão sacia. De acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados - Abimap, os os pães industrializados estão em 80% dos lares brasileiros e o café da manhã é o principal momento de consumo.


"Pão é energia, pão é na padaria". Está na memória o jingle que consagra o pão e a padaria - por sorte, o alimento sai de hora em hora e está no supermercado, na conveniência e na casa de produtos naturais. Integral, com sementes, preto, cada um tem o seu preferido - e dá pra salvar até o amanhecido. Na fila do pão, qual o seu favorito? Pão de queijo, brioche, pão de alho ou sal? No fundo do cesto, um pãozinho apela: "Leve-me, sou perfeito com mortadela". E interpela: "Diante de tanta variedade, deu-se ao avarento logo o sinônimo de pão duro?" Fique frio, pãozinho, você também é doce, versátil e mesmo quando sobra tem serventia, vira farinha de rosca e colabora até com a nossa economia. Com água, farinha e fermento, está pronto o sustento.

Pão de alho para churrasco
Ingredientes: 1 pão francês (estilo pequena baguete);1 colher de sopa de manteiga; 4 dentes de alho;
Modo de preparo: Descasque o alho e, em seguida, esprema todos bem e reserve. Pegue uma frigideira, coloque a colher de sopa de manteiga e derreta, em fogo baixo. A manteiga vai formar um pouco de espuma, que você pode tirar com a ajuda de uma colher. Adicione em seguida o alho.
Corte o pão em rodelas e passe o conteúdo da frigideira em todas as fatias (se você preferir, deixe as rodelas presas na estrutura do pão, não cortando até o final, para que ele possa manter o formato ideal para ir para a grelha). Aqueça a churrasqueira, o forno ou a grelha e leve o pão para dourar!
Croutons no microondas
6 fatias de pão de forma sem casca, cortadas em cubos; 2 colheres (sopa) de orégano;1 colher (sopa) de tempero pronto desidratado de alho e sal; 3 colheres (sopa) de azeite; Azeite
Unte o prato crisp com azeite e leve ao forno de microondas por 3 a 4 minutos na potência 10 para pré-aquecer.
Distribua os cubos no prato crisp (próprio do microondas) e salpique o orégano e a mistura de alho e sal.
Regue com o azeite e leve ao microondas por 6 a 7 minutos na funçao crisp, mexendo bem na metade do tempo.
Sirva como aperitivo, inclua em saladas ou como acompanhamento de sopas.