Tóquio - A prefeitura de Tóquio tenta verificar se o grafite de um rato com um guarda-chuva descoberto perto de uma estação ferroviária é obra do misterioso artista de rua britânico Banksy. "Nós notamos a presença desta pintura em spray" em uma instalação técnica no centro da capital, declarou o funcionário municipal Koji Sugiyama.
"Achamos que é possível que tenha sido feito por Banksy", conhecido por seus famosos ratos com guarda-chuvas ou caracterizados de maneiras diferentes.
Mas ainda "não sabemos se há um especialista do artista no Japão" capaz de autenticar o mural, cuja data de conclusão é desconhecida, acrescentou.

Nas redes sociais circulam fotos anteriores a 2018, o que permite pensar que o desenho,  apagado pelo tempo, tem vários anos
Nas redes sociais circulam fotos anteriores a 2018, o que permite pensar que o desenho, apagado pelo tempo, tem vários anos | Foto: AFP/ Tokyu Metropolitan Governement



Nas redes sociais circulam fotos anteriores a 2018, o que permite pensar que esse desenho, que parece apagado pelo tempo, tem vários anos. "Os serviços de segurança o conheciam há muito tempo, mas não o ligaram a Banksy", disse Sugiyama. Vizinhos do bairro alertaram a prefeitura em dezembro passado da existência do trabalho e da possível autoria de Banksy. "Há em Tóquio um desenho de um rato que pode ser uma obra de Banksy. Um presente para Tóquio?", escreveu no Twitter a Yuriko Koike, a governadora de Tóquio.

Na quarta-feira (16), o suporte onde o trabalho está localizado foi colocado em um ponto seguro para evitar a degradação, explicou Sugiyama. A identidade de Banksy é um segredo bem guardado desde que se tornou famoso nos anos 1990.
Apenas sua nacionalidade é conhecida, britânica, e sua cidade natal, Bristol, além de sua página no Instagram com cinco milhões de assinantes e seu site onde posta suas obras sem comentários.
Em outubro de 2018, Banksy chocou o mercado da arte ao leiloar a obra "Menina com balão", que se autodestruiu parcialmente imediatamente após ser vendida por mais de um milhão de dólares em Londres.