O alho é rico em minerais como ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo, além de aminoácidos, adenosina e enzimas. O alho também contém alicina, um composto biologicamente ativo que age como um poderoso antibiótico ao combater micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas. Por tudo isso, além de ser um alimento funcional é capaz de aumentar a imunidade e deixar o organismo mais protegido.

Macarrão alho e óleo
Macarrão alho e óleo | Foto: iStock

Prático, acessível e capaz de dar sabor de verdade à comida, o alho está presente em pratos do dia a dia como arroz e feijão, refogados e assados. Fresquinho, há quem prefira tirar um momento para descascar vários dentes de uma só vem, triturar e guardar em embalagem hermética para ter o tempero sempre à mão. Rituais à parte, o alho esmagado, triturado e na panela aquecida anuncia que tem comida no pedaço. O alho pode ser consumido sem moderação e há muitas formas de consumi-lo, até cru. Para os indianos , ele possui propriedades medicinais, protege o organismo e quando levado ao fogo perde as propriedades afrodisíacas .

Picanha no alho

Ingredientes: 1 peça de picanha de aproximadamente 1,2 kg, sal grosso e alho triturado sem moderação

Preparo:

Envolva a picanha toda em sal grosso por 30 a 40 minutos.

Faça pequenos cortes transversais na peça.

Bata na peça como se tivesse dando tapinhas parar tirar o sal e envolva a mesma com o alho.

Leve para churrasqueira numa altura de 60 cm do fogo com a gordura virada pra cima. Não deixe passar muito do ponto.

Macarrão alho e óleoIngredientes: 1 pacote de macarrão 500 g (tipo do macarrão a gosto); 1 saquinho de alho granulado; 1/2 tablete de manteiga (não use margarina); 1 colher (sopa) de azeite extra virgem; ervas (manjericão, orégano, salsa, cebolinha, tomilho, a gosto) sal com moderação; 1 dente de alho; gengibre em pó a gosto; 1 folha de louroPreparo: Quando faltar mais ou menos 5 minutos para ficar no ponto de escorrer o macarrão, comece o preparo da receita.Na frigideira quente coloque a manteiga, o azeite, a folha de louro e o alho granulado. Nesta hora um pouco de agilidade, pois o macarrão escorrido vai para a frigideira, sendo mexido e dosado com sal a gosto, as ervas, o gengibre em pó a gosto também. O dente de alho serve para você untar os pratos onde serão servidos o macarrão. Coloque as porções nos pratos já com o cheiro do alho, e enfeite com algumas ervas.