.
. | Foto: Reprodução

Algo raro aconteceu na última quinta-feira, quando a Câmara Brasileira do Livro anunciou os vencedores do Prêmio Jabuti de 2021.

Inesperadamente, o livro ganhador na categoria literatura infantil, “Sagatrissuinorana”, obra do escritor mineiro João Luiz Guimarães e do ilustrador Nelson Cruz, também foi agraciado como o prêmio de Livro do Ano.

Na longa história do Jabuti, em suas 63 edições, a premiação de Livro do Ano sempre foi concedida às obras de literatura adulta.

Em “Sagatrissuinorana”, João Luiz Guimarães reconta a clássica fábula “Os Três Porquinhos” utilizando a linguagem desenvolvida pelo escritor João Guimarães Rosa (1908 – 1967): “Nonada. Eram três porcos que porcavam como se Lobo não houvera; peludo e perto.”

O próprio título do livro, publicado pela editora ÔZé, já incorpora a linguagem de Rosa. No interior da palavra híbrida ‘sagarana’ surge outro hibridismo verbal: ‘trissuino’ (três porcos).

O primeiro porquinho constrói uma casa transando folhas de buriti. Uma morada que não resiste ao sopro do malvado lobo.

O segundo porquinho ergue uma casa de taquara verde coberta com folhas de embaúba. Outra morada que não fica em pé diante da fúria do sopro de lobo.

Frente ao perigo, os dois porquinhos se abrigam na casa do terceiro porquinho. Uma residência erguida com tijolo e cimento.

E antes do lobo insuflar os pulmões e provocar o mais terrível dos sopros, algo mais terrível ainda acontece.

Um inesperado mar de lama engole lobo, porquinhos, casas e tudo: “A Lama trespassou o vale no meio do redemunho, mastigando, banguela, com suas gengivas de terra, o tão frágil e breve corpo – delobodeporcodecasadetudo.”

A narrativa de texto e de imagens da obra tem como pano de fundo o rompimento das barragens de Mariana (ocorrida em 2015) e Brumadinho (ocorrida em 2019). Duas mais impactantes tragédias socioambientas do país.

Em “Sagatrissuinorana”, o lobo deixa de ser a personificado do mal. O homem, criador de tragédias, assume tal tarefa.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“Sagatrissuinorana”

Autor – João Luiz Guimarães

Ilustrações – Nelson Cruz

Editora – Ôzé

Página – R$ 53