O notório florescimento de iniciativas de samba em Londrina traz agora à cena cultural um projeto de intercâmbio entre a nova geração de amantes do samba na cidade e os bambas que despontam nos principais polos do país. O cantor carioca Pedro Miranda desembarca em Londrina neste domingo (16) para cantar ao lado do cantor londrinense Paulo Vitor Poloni na "Gafieira 43 convida Pedro Miranda", projeto que conta com Osório Perez (violão 7 cordas), Guilherme Araujo Villela (bandolim de 10 cordas), Sal Vinicius (percussão) e Lucas Dias (pandeiro). O show começa às 20h, no Bar Valentino e terá um repertório de sambas de grandes compositores, como Donga, Noel Rosa, Cartola, Zé Keti, Paulo Vanzolini, Chico Buarque, Caetano Veloso, João Bosco e Eduardo Gudin.

Destaque da nova geração do samba urbano carioca, Pedro Miranda é um dos protagonistas da revitalização musical do boêmio bairro da Lapa, no Rio
Destaque da nova geração do samba urbano carioca, Pedro Miranda é um dos protagonistas da revitalização musical do boêmio bairro da Lapa, no Rio | Foto: Divulgação



Destaque da nova geração do samba urbano carioca, Pedro Miranda é um dos protagonistas da revitalização musical do boêmio bairro da Lapa. É idealizador do "Samba da Gávea", ponto de encontro que realiza uma qualificada roda de samba às segundas-feiras na padaria Casa da Tata, onde já cantaram Zélia Duncan, Tereza Cristina e Roberta Sá. É dele a direção musical do espetáculo "Clementina cadê você", que estreou em 2013 e está circulando no Rio de Janeiro e em outros polos culturais brasileiros. Em janeiro deste ano, foi um dos intérpretes de "O Carnaval de Pixinguinha" com a Orquestra de Choro "Rancho Carnavalesco Flor do Sereno", na Casa do Choro.

Foi numa das noitadas no Samba da Gávea, em 2017, que Poloni conheceu Miranda. "Eu dei uma canja lá, cantando com Pedro Miranda e Alfredo Del Penho. O carisma, a generosidade e o conhecimento dele me deixaram encantado." O sambista londrinense diz que esse encontro fez surgir a ponte e o trabalho de intercâmbio que resultaram no show deste domingo. "Será um privilégio receber e apresentar ao nosso público o Pedro Miranda e tudo que ele representa hoje", ressalta. Paulo Vitor, que é cantor, compositor e professor na escola Canto da Lira, considera esse um momento privilegiado do ano cultural da cidade. "Recebê-lo aqui é ter a efervescência do samba de Londrina ligada à pulsação da principal referência do samba urbano brasileiro", afirma.

Trabalhos
Pedro Miranda foi escolhido em 2017 o melhor cantor de samba pelo Prêmio da Música Brasileira como melhor cantor de samba, concorrendo com Martinho da Vila e Zeca Pagodinho. Caetano Veloso definiu o disco "Pimenteira", lançado pelo cantor em 2009, como "um evento especial em nossa música". Está em plena difusão de seu terceiro CD, "Samba Original", onde interpreta sambas clássicos de um jeito muito próprio. É desse repertório que virão as músicas que interpretará em Londrina.

Paulo Vitor Poloni está preparando o lançamento de dois CDs: um deles para o início de 2019, como título de "Mistura Brasileira", pelo Duo Policarpo (Paulo Vitor Poloni e Guilherme Villela), leitura de Paulo Vitor de suas grandes referências: Chico Buarque, Caetano Veloso, Tom Jobim, Guinga, Paulo Cesar Pinheiro, Egberto Gismonti e Chico Saraiva. Para o final de 2019, projeta lançar o primeiro CD autoral, só de sambas, que pretende gravar tendo a parceria das vozes desses novos expoentes nacionais, com arranjos e direção musical do professor e multi-instrumentista londrinense André Siqueira.

Serviço:
"Gafieira 43 convida Pedro Miranda"
Quando: Domingo (16), às 20h
Onde: Bar Valentino (rua Prefeito Faria Lima,
Quanto: R$ 140,00 (mesas de 4 lugares) e R$ 25,00 (ingresso individual)*

*Ingressos e mesas para estão à venda na Escola De Musica Canto Da Lira (rua Prof. Samuel Moura, 507)