Com uma cultura rica e milenar, a Arte Marajoara vai ganhar espaço dentro do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss nas próximas semanas. Intitulada Mostra Indígena dos Povos Originários da Amazônia e a Arte Marajoara, a exposição vai ficar aberta para visitação no museu entre os dias 13 de maio e 2 de julho. Com curadoria de Ricardo Sahão, a exposição conta com diversos utensílios domésticos e de caça utilizados pelos povos indígenas, sendo a zarabatana uma das principais peças da mostra.


Edméia Ribeiro, diretora do Museu Histórico de Londrina, conta que recebeu a proposta da exposição do Ricardo Sahão na última semana de março. Segundo ela, a sugestão foi uma feliz coincidência, já que os proponentes de uma exposição que seria desenvolvida no museu entre os meses de abril e junho cancelaram de última hora.

A exposição conta com diversos utensílios domésticos e de caça utilizados pelos povos indígenas
A exposição conta com diversos utensílios domésticos e de caça utilizados pelos povos indígenas | Foto: Amauri Ramos da Silva/Museu Histórico de Londrina



“Agora, nós temos uma exposição que, além de instigante, traz para Londrina uma especificidade de arte que a gente não costuma ter contato”, explica. De acordo com a diretora, como tudo foi organizado em um curto período de tempo, eles optaram por realizar a abertura oficial da mostra no decorrer da exposição.

Entretanto, a partir deste sábado (13), às 9h, as pessoas já podem visitar a exposição, que é totalmente gratuita. “A atração que eu considero principal é a zarabatana, que é um objeto que a gente sabe para o que serve, mas não tem dimensão do tamanho e da beleza”, explica. O projeto expográfico da mostra é de responsabilidade de Amauri Ramos da Silva.



Proponente e curador da exposição, Ricardo Sahão explica que o objetivo é ressaltar a importância da Arte Marajoara e da cultura indigenista da Amazônia: “Nós não perdemos em nada para a Europa”.

Segundo ele, dentre a Arte Marajoara, que se iniciou há mais de cinco mil anos na Ilha de Marajó, há réplicas e cópias de vasos, potes e utensílios do dia a dia dos povos. A exposição também conta com arcos e flechas da civilização Yanomami.

Imagem ilustrativa da imagem Museu Histórico de Londrina recebe exposição de Arte Marajoara
| Foto: Amauri Ramos da Silva/Museu Histórico de Londrina



Ele ressalta que a zarabatana, um objeto de caça utilizado pelos povos indígenas, é uma peça original e que já foi utilizada pelos indígenas. “A zarabatana, o tacape e as bordunas já mataram alguns javalis”, conta, ressaltando que as peças são feitas à mão e fazem parte do cotidiano dos povos indígenas. “Na Europa, as esculturas eram feitas a partir de blocos de granito; aqui, nós temos o barro e a madeira. E a arte é isso, tornar universal essa riqueza antropológica dos povos que aqui existem”, conta.

A exposição conta com diversos utensílios domésticos e de caça utilizados pelos povos indígenas
A exposição conta com diversos utensílios domésticos e de caça utilizados pelos povos indígenas | Foto: Amauri Ramos da Silva/Museu Histórico de Londrina


Serviço

Mostra Indígena dos Povos Originários da Amazônia e a Arte Marajoara

Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900)

Quando: entre 13 de maio e 2 de julho

De terça a sexta-feira, das 9h às 17h30

Aos sábados, das 9h às 17h

Aos domingos, das 13h às 17h.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1