Celebrando o Mês da Consciência Negra, a 36ª Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina promove diversos eventos na cidade a partir deste final de semana. A programação será aberta neste sábado (20), com Feira Black na Concha Acústica, até às 18h, e uma exposição montada na Biblioteca Municipal reunindo 30 obras de artistas de renome nacional. No mesmo local, entre os dias 2 e 10 de dezembro acontece a 5ª Mostra de Música Afro Brasileira e a 1ª Feira Quilombo Cultural de Afro Empreendedores. As ações têm como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido por afrodescendentes no município.

Imagem ilustrativa da imagem Mostra afro tem feira na Concha e evento à noite na Biblioteca
| Foto: iStock

A grade do evento conta com o lançamento de uma exposição montada na sede da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, que fica na Avenida Rio de Janeiro, 413. A mostra que será aberta neste sábado (20), às 19 horas, poderá ser vista até o dia 10 de dezembro, aniversário de Londrina, período em que o público poderá contemplar as obras de arte de dez artistas diferentes, que estarão expostas na Sala José Antonio Teodoro, no segundo andar da Biblioteca Pedro Viriato Parigot de Souza.

Entre os 30 trabalhos expostos estarão os quadros de Jajá Belluco, e J.Inácio, um dos mais queridos e populares artistas sergipanos. “Temos muitos artistas de renome nacional e internacional que são negros e as pessoas não conhecem. Por isso, nasceu a mostra: para poder promover as ações afirmativas do negro e, consequentemente, promover a igualdade racial, que é o mais importante do nosso encontro”, disse o presidente do Imecab e coordenador-geral da 36ª Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina, Vagner Nogueira.

A programação da 36ª Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina terá continuidade entre os dias 2 e 10 de dezembro, quando acontece a 5ª Mostra de Música Afro Brasileira que será realizada em frente à Biblioteca Pública Municipal, sempre das 20h às 21h30. A ideia é marcar o Dia Nacional do Samba (celebrado em 2 de dezembro) e os 87 anos de Londrina (em 10 de dezembro). Para tanto, os organizadores vão homenagear uma das maiores intérpretes do samba, a cantora Beth Carvalho, com shows da intérprete londrinense Ângela Maria e do cantor Joaquim Braga. Outra novidade deste ano será a 1ª Feira Quilombo Cultural de Afro Empreendedores, que também acontecerá de 2 a 10 de dezembro, na Avenida Rio de Janeiro, nas proximidades da Biblioteca Pública Municipal, ao lado da Mostra de Música. Ela tem como objetivo principal ser um espaço de comercialização e divulgação de itens produzidos por artistas e empresários negros de Londrina.

A 36ª Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina conta com apoio financeiro do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:

36ª Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina

Quando – De 20 de novembro a 10 de dezembro

Onde – Biblioteca Municipal de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413)

Gratuito

Festival Literário Afro-paranaense tem atividades on-line

Realizado pelo Centro Cultural Humaita em parceria com o Coletivo Negritude UFPR (Universidade Federal do Paraná, o Festival Literário Afro-paranaense – Flap chega á sua segunda edição promovendo diversas atividades on-line entre os dias 20 e 28 de novembro.

A programação tem início neste sábado (20), às 10h, com diversas apresentações literárias e, às 20h, com o lançamento do e-book “Tempo é rei em Curitiba”, de Mel e Candiero, um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

A programação que prossegue até o dia 28 conta com diversas atividades envolvendo poesia, prosa,conto, romance, ensaio, artigos, contação de histórias afro-paranaenses. A grade completa do evento pode ser conferida no site www.centroculturalhumaita.org

Serviço:

2º Festival Literário Afro-paranaense - Flap

Quando - De 20 a 28 de novembro

Onde - No site Centro Cultural Humaitá

Gratuito

** Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.