O cenário adverso causado pela pandemia de Covid-19 acabou impulsionando o ator e professor de artes cênicas Rene Ramos Amaral a investir em uma nova linguagem artística. Isolado junto com os pais que residem em Londrina, o artista radicado em São Paulo há mais de duas décadas produziu um vídeo gravado pelo próprio celular no qual utiliza filtros e aplicativos para criar uma livre adaptação de um dos maiores clássicos teatrais de todos os tempos. Batizado de “Hamlet Selfie”, o projeto que tem teve como base o texto de William Shakespeare foi contemplado recentemente pelo prêmio Funarte Respirarte na categoria Teatro.

“No começo da pandemia, vim pra ficar com meus pais em Londrina por duas semanas e estou aqui há oito meses. As aulas de teatro que ministro em São Paulo foram suspensas nos primeiros meses de isolamento e eu fiquei sem trabalhar neste período. Foi quando fiquei sabendo da abertura do edital da Funarte [Fundação Nacional de Artes] e resolvi me inscrever”, comenta Amaral.

Ele relata que teve a ideia de realizar uma produção totalmente caseira utilizando tecnologias contemporâneas com o objetivo de despertar no público jovem o interesse pelo texto de William Shakespeare. “Escolhi fazer uma adaptação de "Hamlet" que traz a reflexão existencial "ser ou não ser?", que era o que pairava na cabeça de todo mundo durante a pandemia, viver ou morrer? Eu mesmo fiz todas as filmagens na qual eu narro a história como personagem principal e uso filtros e aplicativos de celular, Instagram e Tik Tok para introduzir outros personagens no contexto”, relata.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense é premiado por versão moderna de “Hamlet”

Peças de roupas que trouxe na bagagem e objetos caseiros de decoração se transformaram em figurino e peças cênicas que aparecem na produção. “Um cofre em formato de caveira com o qual eu havia presenteado meu irmão acabou ganhando um banho de terra para ser usado como o crânio humano tradicionalmente usado no cenário da peça. Não tive que sair à rua para comprar nada, já que a ideia era não colocar em risco a saúde dos meus pais, que são idosos”, enfatiza o ator que contou com a ajuda de Thomas Ferreira, um ex-aluno que fez o trabalho de edição do vídeo de forma remota, em São Paulo.

A notícia de que seu vídeo estava entre os contemplados pelo edital da Funarte foi recebida com surpresa pelo londrinense no mês de novembro. “A grande maioria dos inscritos no prêmio concorreram com vídeos de peças já encenadas ou com filmagens recentes que remetem à linguagem tradicional do teatro. Como optei por ousar bastante nesta produção totalmente caseira, fiquei muito surpreso e feliz por ter sido contemplado”, ressalta Amaral que recebeu R$ 2,4 mil pela iniciativa.

O ator destaca que a premiação e os comentários positivos que têm recebido depois que postou o vídeo do Youtube estão servindo de estímulo para criar futuros projetos que explorem a mesma linguagem tecnológica. “Fiquei apreensivo pois o vídeo tem 19 minutos de duração e os jovens gostam de ver coisas mais rápidas na internet. Mas tenho recebido muitos comentários dizendo que a edição ficou ágil e que a história acaba prendendo a atenção até o final da produção. Essa também está sendo uma oportunidade para meus alunos de teatro me virem atuando, pois já faz um tempo que não trabalho como ator devido à falta de tempo, pois dou aulas em uma escola participar e em projetos sociais em São Paulo. Além disso, gostei muito da experiência e pretendo me aprimorar nesta linguagem que aborda textos clássicos por meio de recursos modernos usados por muitos jovens que adoram fazer selfies pelo celular”.

O vídeo produzido pelo ator londrinense pode ser assistido no Youtube digitando na busca “Hamlet Selfie - Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte”. “Pretendo fazer parcerias para também disponibilizar o acesso ao vídeo por meio de bibliotecas virtais e blogs e garantir que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer esse trabalho”, conclui.

Confira o aqui o vídeo "Hamlet Selfie".