A língua portuguesa possui um grande leque de palavras de origem indígena. Palavras como jabuticaba, cuia, mandioca, paçoca, peteca, maracujá, pamonha, abacaxi, lambari, sabiá, mingau, perereca, xará, urubu, capivara, muamba e pereba.
O próprio nome do estado, Paraná, vem do tupi "paranã", que significa "semelhante ao mar" ou "água do mar". Até o termo nhenhenhém (nhe-nhe-nhém), vem do tupi-guarani "anhe'eng" (ou "nheë nheë ñeñë"), que significa "falar" ou "falar muito".

José Álvaro da Silva Carneiro revela essa presença indígena na cultura brasileira em "Que Pira é Essa?", livro infantojuvenil ilustrado por Carla Irusca que acaba de ser lançado em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba.
A obra está dividida em duas partes. A primeira traz um longo poema rimado que narra o encontro entre uma menina e um peixe na beira do rio. Cabe ao peixe apresentar à garota o universo indígena na história do Brasil.

LEIA TAMBÉM
- Al Pacino assume namoro
- Desfile coreográfico

A segunda parte traz informações sobre a história dos indígenas como parte do País. Pelas estimativas, hoje existem 305 etnias indígenas vivendo no Brasil, aproximadamente 900 mil pessoas falando 274 línguas diferentes segundo dados do IBGE de 2010.

"Que Pira é Essa?" mostra que o tupi representa uma grande família de línguas dos povos originais da América do Sul. Uma família que se divide em vários ramos e sub-ramos. Um desses sub-ramos, o tupi-guarani, deu origem parte significativa das palavras dicionarizadas de origem indígenas.
O português se tornou a língua oficial do Brasil somente em 1757, através de uma lei instituída pelo Marquês de Pombal que, na época, era ministro da Coroa Portuguesa. Em outras palavras, ao longo de mais de 250 anos após o descobrimento, o português permaneceu como uma língua secundária falada em todo território brasileiro. As línguas da família tupi (maweti-guarani) eram determinantes e soberanas.

[local="20180925-4759"]
SERVIÇO:
"Que Pira é Essa?"
Autor - José Álvaro da Silva Carneiro
Ilustrações - Carla Irusta
Editora - Edição do Autor
Páginas - 60
Quanto - R$ 20