"Homens que Caem:" texto de Marion Aubert, baseado em obra de Jean Genet e traduzido por Renato Forin Jr., aborda os desejos e a marginalização a partir da sexualidade
"Homens que Caem:" texto de Marion Aubert, baseado em obra de Jean Genet e traduzido por Renato Forin Jr., aborda os desejos e a marginalização a partir da sexualidade | Foto: Iassanã Martins/ Divulgação

O texto “Homens que Caem” (Des hommes qui tombent), da autora francesa Marion Aubert com tradução do dramaturgo londrinense Renato Forin Jr. parte do romance “Nossa Senhora das Flores”, obra-prima do escritor maldito Jean Genet, publicado pela primeira vez em 1943. Neste trabalho de Marion, de 2016, os integrantes de uma companhia de teatro contemporâneo vivem na carne as angústias, os desejos e a marginalização de uma sexualidade explorada pelo autor francês. Na programação de Extensão do 17º Festival de Dança de Londrina, a leitura dramática desta obra será realizada pelos integrantes da Cia Indeterminado (Porto Alegre), nesta sexta-feira (13), às 18 horas, no Sesc Cadeião. A atividade é gratuita, mas os ingressos precisam ser retirados pelo site www.sympla.com.br. Depois da leitura, acontece o lançamento do livro.

A leitura dramática faz parte do projeto de intercâmbio e internacionalização “A Nova Dramaturgia Francesa e Brasileira”, do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, La Comédie de Saint-Étienne, Instituto Francês e Embaixada da França no Brasil. A iniciativa bilateral iniciou em 2019 com oito textos de autores franceses contemporâneos que foram traduzidos por diretores-autores brasileiros. Já na segunda etapa, em 2020, num movimento de reciprocidade e cooperação, autores brasileiros terão seus trabalhos traduzidos, publicados e encenados na França.

A escritora Marion Aubert ganhou o Prêmio Novo Talento pela Societé des Auteurs et Compositeurs Dramatiques em 2013. É autora de mais vinte peças de teatro, todas publicadas pela Actes-Sud. Seu tom mordaz, seu gosto por afrescos compostos por vários personagens e sua escrita tragicômica, ao mesmo tempo lírica e burlesca, fazem dela uma das autoras mais surpreendentes de sua geração. Renato Forin Jr. é dramaturgo, diretor e pesquisador, com doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também atua como professor. Em 2016, publicou o livro-CD Samba de uma noite de verão, dramaturgia contemplada com o 59º Prêmio Jabuti. É membro-fundador do Agon Teatro, grupo de pesquisa sobre as formas contemporâneas do texto dramático.

Serviço:

Leitura Dramática - "Homens que Caem" (Des Hommes qui Tombent)

Quando - Sexta-feira (13), às 18 horas

Onde - Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52)

Gratuito (Os ingressos devem ser retirados pelo site www.sympla.com.br)