A fachada do histórico Edifício Julio Fuganti será transformada em uma tela gigantesca na noite desta sexta-feira (6), entre 20h30 e 22 horas. Nas paredes do prédio localizado no coração da cidade (no cruzamento das avenidas Souza Naves e Celso Garcia Cid) serão projetadas imagens do vídeo “Rever a Volta”, apresentando um mosaico de como será o mais novo festival da cidade, o Ciclo – Circuito de Artes e Conceitos de Londrina, evento que conta com apoio do Grupo Folha de Comunicação. As imagens mostrarão cenas de atividades que já estão sendo promovidas pelo festival que une teatro, dança, música e audiovisual por meio de parceiros locais, de todo o Brasil e até do exterior e também poderão ser vistas pelo Facebook (https://www.facebook.com/circuitoarteconceitolondrina/).

“Nesta projeção mostraremos flashes de algumas ações que já estão sendo realizadas pelo Ciclo com grupos de indígenas e mulheres negras de Londrina e também imagens de pessoas que fazem parte deste movimento artístico”, adianta Maria Fernanda Coelho, uma das idealizadoras do Ciclo que tem estreia programada para 2021. A projeção promovida pelo festival integra as atividades da Semana de Inovação de Londrina, evento organizado por diversas entidades londrinenses, com o intuito de criar conexões entre empresários, instituições e pessoas para discutir a inovação, tecnologia e sustentabilidade da cidade.

Festival vai unir dança, teatro, música e audiovisual
Festival vai unir dança, teatro, música e audiovisual | Foto: Divulgação

Ainda dentro da programação da Semana de Inovação de Londrina, o Ciclo volta a marcar presença no domingo (8), às 11 horas, quando será promovida a palestra "A Imagem Digital no Teatro Analógico". Para falar sobre o tema, a organização do festival convidou o cineasta italiano e diretor artístico do Aesop Studio, Stefano Di Buduo. “Atualmente, ele é um dos maiores profissionais de cenografia virtual do teatro moderno na Europa. Stefano é filho de um querido amigo, o Pino Di Buduo, diretor e fundador do Teatro Potlach, da Itália, e afetuosamente aceitou participar deste evento", destaca Maria Fernanda.

Autor de projetos cenográficos de vídeo para palcos e cenários digitais para produções teatrais na Alemanha, Itália, Brasil e EUA, Di Buduo falará no palco virtual da Governança do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual de Londrina e Região (LAVi). A palestra é gratuita e será ministrada no idioma original italiano, com tradução para português da Patrícia Braga Alves (Palipalan Arte e Cultura) e mediação de Guilherme Peraro (LAVi Londrina Audiovisual / Kinopus Audiovisual). As inscrições para o evento estão disponíveis no link: https://www.sympla.com.br/lavi---londrina-audiovisual__998049.

O Ciclo é um projeto idealizado pela Palipalan Arte e Cultura, um festival multidisciplinar, redesenhado a muitas mãos a partir da crise criada pelo coronavírus. Uma tribuna aberta à discussão, à alegria, à beleza e ao pensamento. “Um convite a enxergar, com outros olhos, as mudanças que se apresentam acerca do que é o ser humano a partir de agora e os desafios contemporâneos”, afirma Maria Fernanda Coelho. “Diante do novo cenário mundial, o projeto Ciclo se contamina e dissemina cultura, propondo uma forma positiva de contágio pela arte, abrindo janelas e possibilidades pra quando essa tempestade passar”, completa Patricia Braga Alves.

Esse movimento já conta com parceiros importantes, dentro e fora do Brasil. Além dos apoios institucionais imprescindíveis para sua realização, como a Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, Codel e a Superintendência Estadual de Cultura, o evento conta com parceiros internacionais, como o Teatro Potlach e o Open Program - Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, ambos italianos, amigos de longa data da Palipalan Arte e Cultura, com a qual realizaram projetos importantes anteriormente. Eles também assinam a co-produção do evento. “Para nós da Palipalan é uma grande responsabilidade poder oferecer uma oportunidade para os trabalhadores da cultura de Londrina, contribuindo para a economia criativa local. Entendemos a cultura como uma grande via de desenvolvimento para a cidade e isso também coincide com a nossa vocação como produtoras culturais”, afirma Patricia.

Serviço:

Projeção do vídeo “Rever a Volta – Ciclo"

Quando – Sexta-feira (6), das 20h30 às 22 horas

Onde - Fachada do Edifício Julio Fuganti (Rua Senador Souza Naves, 9)

Gratuito

Palestra virtual "A Imagem Digital no Teatro Analógico", com Stefano Di Buduo

Quando - Domingo (8), às 11 horas

Onde - Inscrições aqui no Sympla

Gratuito

*Os dois eventos fazem parte da Semana de Inovação de Londrina

Festival vai unir dança, teatro, música e audiovisual
Festival vai unir dança, teatro, música e audiovisual | Foto: Divulgação