Edson & Hudson: influência do rock cria um mix interessante com o sertanejo
Edson & Hudson: influência do rock cria um mix interessante com o sertanejo | Foto: Thiago Duran/ Divulgação



Com quase 38 anos de carreira, a dupla sertaneja Edson & Hudson está em turnê lançando o DVD "Eu e Você de Novo", gravado em Goiânia, onde a dupla foi formada, em parceria com a Universal Music e a Live Talentos. Irmãos, os dois nasceram no interior de São Paulo – Edson em São José do Rio Pardo e Hudson em Cássia dos Coqueiros – e começaram a dupla cedo, com cinco e sete anos, respectivamente. Hoje, com 43 e 45 anos, e tendo apenas um hiato de dois anos (entre 2009 e 2011), classificado por Edson como "férias para dar uma refrescada na cabeça", a dupla se dedica ao lançamento de seu sexto DVD, que teve a produção e direção musical de Ricardo Gama e Santiago Ferraz (também responsável pela direção de vídeo), além da participação de nomes como Jorge e Mateus e Luan Santana em algumas das 24 faixas que o compõem.

Filhos de uma família circense, motivo pelo qual nasceram em locais diferentes e formaram a dupla em um terceiro, os dois não classificam o fato da formação ter sido na capital de Goiás como determinante para o estilo musical ao qual se dedicam. "Goiânia não influenciou a gente a ir para o sertanejo. O que fez isso foram as influências dentro de casa", explica Hudson, para quem o ambiente familiar foi democrático, com relação à música, mas eles penderam para o sertanejo pelo "amor pelo ritmo". "Fora o amor que temos pelo sertanejo, nós somos uma dupla e o brasileiro ama esse estilo", diz Hudson, antes de comentar que "desde que me conheço como gente, o público do sertanejo está crescendo".

O irmão mais novo, Edson, classifica o sertanejo como a música deles. "A nossa música é a música sertaneja", afirma o cantor, que, assim como Hudson, diz haver bastante público para o gênero. "O mercado do sertanejo, desde os anos 70, sempre foi bom", mas, de acordo com Edson, "antigamente, na TV, (as pessoas) só diziam que gostavam de MPB. Hoje é mais comum que gostem do sertanejo". Sobre a diferença para outras duplas, o irmão mais novo destaca a guitarra do mais velho, que já fez alguns trabalhos de rock, e diz que essa mescla (guitarra de rock e sertanejo) é "muito louca e hoje muita gente copia".

Ao longo de quase quatro décadas, o relacionamento dos dois não deixou de ter problemas. Hoje, segundo Edson, a convivência deles é mais profissional. "A gente convive tanto que acaba se vendo mais do que vê as próprias esposas", mas, nos dois anos que ficaram separados, perceberam a falta que um fez ao outro e decidiram retomar a carreira. Desta decisão, surgiu o "Eu e Você de Novo".

*Supervisão: Célia Musilli
Editora da Folha 2